Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

E o prêmio vai para...

swimchannel

24/12/2014 10h47

Se a natação mundial tem grandes prêmios que coroam os melhores de um ano, como o da conceituada revista Swimming World e a própria premiação da Fina, no Brasil o maior reconhecimento dos nadadores que marcaram uma temporada é o Troféu Best Swimming.

O prêmio nasceu em 2005, no quinto aniversário da Best Swimming, que desde aquela época já trazia as principais notícias e informações do esporte do país. Mas nesse início era apenas o site da natação brasileira nos Estados Unidos, com os melhores nadadores do Brasil em clubes e nas três divisões do NCAA. Em 2007 o troféu passou a coroar os melhores do Brasil, e, dois anos depois, uma mudança mais radical com uma sugestão do atual técnico da seleção brasileira, Albertinho Silva. Ele achava que a escolha dos melhores do ano não poderia ser feita apenas pela editoria da Best Swimming e sim de um painel de especialistas entre jornalistas, ex-atletas e pessoas ligadas ao esporte.

Para ser ainda mais amplo, foi criado em 2010 o Prêmio Reconhecimento Best Swimming, que destaca um personagem da natação, dirigente, jornalista, empresário, árbitro, para valorizar as pessoas que prestam serviço ao nosso esporte favorito.

Com a seriedade com que é feito, não deu outra: o Troféu Best Swimming virou a mais importante e reconhecida premiação da natação e águas abertas do país. Inclusive lembrando o trabalho das categorias de base, para mostrar e premiar os nomes que serão destaque na seleção principal nos anos seguintes. Por isso existe o reconhecimento do trabalho feito pelos atletas desde o infantil, e também seus treinadores. Este ano o troféu tem outra novidade, a natação paralímpica, com a intenção de preparar o grande público para os Jogos Paralímpicos de 2016.

Le Clos é um dos candidatos a melhor nadador do mundo em 2014

Le Clos é um dos candidatos a melhor nadador do mundo em 2014

Para a edição dos melhores de 2014, os concorrentes da principal categoria de Melhor Nadador do Mundo são: o sul-africano Chad Le Clos, Rei da Copa do Mundo; o japonês Kosuke Hagino, destaque especialmente no Pan Pacífico deste ano; Adam Peaty, da Grã-Bretanha, melhor do ranking mundial nas provas de 50 e 100m peito na longa; o francês Florent Manaudou, que bateu Cesar Cielo mais uma vez no 50m livre no Mundial de Doha, além do destaque em todas as provas curtas dos quatro estilos.No feminino, as concorrentes são: a Dama de Ferro Katinka Hosszu, Rainha da Copa do Mundo e destaque em todos os campeonatos que nadou; a sueca Sarah Sjoestroem, com um incrível recorde mundial de 50m borboleta, além das vitórias internacionais; Katie Ledecky, norte-americana que unificou os recordes mundiais em todas as provas longas, algo inédito desde os anos 90; Mireia Belmonte, espanhola que teve um fim de ano incrível desbancando a húngara nas provas de fundo, de medley e nos 200m borboleta.

E aí, quais seus votos?

Katinka e Mireia concorrem outra vez uma contra a outra

Katinka e Mireia concorrem outra vez uma contra a outra

Confira todas as categorias que serão premiadas no início de 2015:

Melhor treinador do mundo

Melhor revezamento do mundo

Revelação do ano

Melhor nadador do Brasil

Melhor nadadora do Brasil

Melhor treinador do Brasil

Melhor revezamento do Brasil

Revelação do ano do Brasil

Melhor júnior masculino

Melhor júnior feminino

Melhor comissão técnica junior

Melhor juvenil masculino

Melhor juvenil feminino

Melhor treinador juvenil

Melhor infantil masculino

Melhor infantil feminino

Melhor treinador infantil

Melhor nadador de águas abertas

Melhor nadadora de águas abertas

Melhor treinador de águas abertas

Revelação do ano nas águas abertas

Melhor nadador paralímpico

Melhor nadadora paralímpico

Melhor treinador paralímpico

Revelação do ano paralímpico

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel