Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

2015: O que vem por ai!

swimchannel

02/01/2015 15h02

O ano novo chegou e com ele a expectativa de uma temporada ainda mais incrível do que a de 2014. Se ano passado assistimos a ótimas performances e muitos recordes superados, em 2015 a perspectiva é ainda melhor tendo em vista que é ano de Mundial de longa. Entre os dias 2 e 9 de agosto os melhores nadadores do mundo estarão em ação na cidade russa de Kazan para disputa do 16º Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. A competição promete ser bastante intensa, um verdadeiro aquecimento para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Se o Mundial de curta de Doha foi muito bom, o Mundial de Kazan tem tudo para ser melhor.

Cesar Cielo, o único tricampeão mundial nos 50m livre - Foto: Satiro Sodré

Cesar Cielo tentará em Kazan o tetracampeonato mundial nos 50m livre – Foto: Satiro Sodré

Este ano também teremos disputas continentais. A mais importante será os Jogos Pan-Americanos que acontece na cidade canadense de Toronto algumas semanas antes do Mundial de Kazan. Devido a essa proximidade de datas é bem provável que o evento esteja um pouco esvaziado. Os EUA enviarão um time B e o Brasil pode seguir pelo mesmo caminho já que alguns nadadores podem abrir mão do Pan para focar sua preparação no Mundial de longa. Na Europa será disputado pela primeira vez os Jogos Europeus em Baku, no Azerbaijão. Na Oceania acontece os Jogos do Pacífico em Port Moresby, em Papua-Nova Guiné. Já na África teremos os Jogos Africanos em Brazzaville, no Congo. Pouco antes do Mundial a cidade sul-coreana de Gwangju vai organizar as Universíades e logo após Kazan-2015 tem início a Copa do Mundo de piscina curta, com oito etapas e um pouco esvaziada devido a preparação olímpica de muitos atletas.

2015 também é um ano movimento para os jovens e os veteranos. Cingapura será sede da 5ª edição do Campeonato Mundial Júnior que reunirá atletas de 13 a 18 anos. É bom ficar de olho na competição já que algumas revelações também estarão nas Olimpíadas do ano que vem. Para os mais velhos o destaque é o Mundial Master, campeonato que surgiu em 1986, e que pela primeira vez na história passa a ser disputado de forma conjunta com o Mundial de Esportes Aquáticos. Em Kazan as provas masters acontecerão na terceira semana, logo após as disputas para os nadadores profissionais. Por fim, em julho teremos o Campeonato Mundial de Natação Paralímpica na Escócia. O Brasil competirá com força máxima visando a preparação para as Paralímpidas do Rio.

Allan ergue o troféu de campeão da etapa de Lag Megantic - Foto: Giovana Moreira

Allan terá uma missão dupla em 2015 com Mundial e Copa do Mundo- Foto: Giovana Moreira

Além da natação, as águas abertas também estão com o calendário recheado de eventos. O Grand Prix, circuito de provas de grandes distâncias, conta com sete etapas e tem a tradicional prova Capri-Nápoles como etapa derradeira. Já a Copa do Mundo de 10 km terá nove etapas entre fevereiro e outubro com a adição da maratona da Nova Caledônia, um pequeno arquipélago na Oceania, e que é território francês. Assim como aconteceu em 2013 as provas a serem disputadas no Canadá vão ocorrer durante o Mundial de Kazan o que impossibilitará a participação de alguns atletas que estarão na Rússia lutando pela vaga olímpica.

Como já deu para perceber 2015 promete! E para não perder nada fique de olho no blog Swim Channel/UOL!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel