Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

BHP Billiton: abrindo os serviços de 2015

swimchannel

06/01/2015 14h11

Em 2015 teremos grandes eventos internacionais como o Campeonato Mundial de Kazan e os Jogos Pan-Americanos de Toronto, mas a primeira grande atração da temporada será o BHP Billiton Aquatic Super Series. Esta competição foi criada em 2013 pela Federação Australiana de Natação em parceria com diversos patrocinadores para ter a função de promover os esportes aquáticos para a comunidade australiana. Sempre disputado no início de cada temporada, o evento ocorre dias 30 e 31 de janeiro no HBF Stadium, na cidade de Perth, mesmo local de disputas dos Mundiais de natação de 1991 e 1998.

O Brasil foi um dos participantes da edição do ano passado, mas optou por não disputar o evento este ano visando sua preparação para o Mundial e o Pan-Americano. Sem os brasileiros a novidade fica por conta da seleção dos Estados Unidos, que disputará esse campeonato pela primeira vez e era uma das grandes obsessões dos organizadores. Além dos americanos e australianos, o Japão e a China também disputarão o BHP Billiton 2015.

As irmãs australianas Cate e Bronte Campbell - Foto: Quinn Rooney/Getty Images

As irmãs Campbell foram convocadas – Foto: Quinn Rooney/Getty Images

A seleção anfitriã foi a única até o momento a convocar sua equipe. Nomes de peso como James Magnussen, Cameron McEvoy, Emily Seebohm e as irmãs Cate e Bronte Campbell estarão em ação na piscina do HBF Stadium. Vale lembrar que na edição do ano passado Magnussen foi um dos destaques ao vencer os 100m livre com 47s59, marca que foi a melhor da temporada.

As demais equipes convocarão seus atletas nos próximos dias. É bem provável que o Japão envie força máxima ao evento com destaque para o trio Kosuke Hagino, Ryosuke Irie e Daiya Seto. A China por outro lado provavelmente não terá seu astro Sun Yang, que cumpriu ano passado uma suspensão de três meses por doping. Katie Ledecky, Nathan Adrian e Missy Franklin serão desfalques no time dos Estados Unidos, mas a participação de Ryan Lochte é muito provável.

Lochte dá mostras de que esta recuperado da lesão no joelho - Foto de Clive Rose

Ryan Lochte deverá disputar o evento – Foto: Clive Rose

Além da natação o evento ainda promove outras atividades aquáticas. As duas seleções australianas de pólo aquático farão amistosos internacionais. O time feminino encara a China e o masculino joga contra os Estados Unidos. Nas águas abertas será disputado o desafio "#SwimTheSwan", onde os nadadores poderão nadar as distâncias de 500m, 1,2 km, 2,5 km, 5 km, 10 km ou o desafio 5 km por equipe nas águas do Rio Swan. Nas águas abertas poderão nadar tanto atletas de elite como amadores.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel