Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Espanha vive sua “Mireiamania”

swimchannel

29/01/2015 00h25

Campeão e recordista mundial. Diversos pedidos de entrevistas, convites para participação em eventos e anúncios comerciais. Considerado por muitos como o melhor atleta do país. Ídolo nacional. Tudo isso aconteceu em 2009 com Cesar Cielo depois do mágico ano que teve dentro das piscinas. Em 2014 a história se repetiu, mas não no Brasil, e sim na Espanha com Mireia Belmonte.

A espanhola teve uma temporada ainda melhor do que a de 2013, acumulando medalhas, títulos e recordes mundiais. Seu ápice foi no Mundial de piscina curta de Doha, quando ganhou quatro medalhas de ouro e bateu dois recordes mundiais em performances inesquecíveis. Nos 200m borboleta tornou-se a primeira mulher a nadar a prova abaixo dos 2 minutos com 1min59s61. Já nos 400m medley destruiu Katinka Hosszu com um fim de prova fortíssimo e estabeleceu a marca mundial de 4min19s86. Ainda levou seis medalhas no Campeonato Europeu de Berlim e no campeonato espanhol de piscina curta recuperou o recorde mundial nos 1500m livre com 15min19s71.

Mireia celebra: ela fez história

Em Doha, Mireia não deu chances para Katinka Hozzsu – Foto: Reprodução/Internet

Assim como Cielo inaugurou a "Cielomania" no Brasil, a Espanha agora vive a "Mireiamania". Nascida na cidade de Badalona, na região da Catalunha, a nadadora vai receber na semana que vem da prefeitura local o título de "filha preferida de Badalona" e vai batizar um novo complexo aquático que está em fase de construção na cidade. Uma exposição com medalhas e objetos da atleta também está em cartaz em sua cidade natal. Mireia também concedeu nos últimos meses muitas entrevistas e participou de diversos eventos.

Em uma entrevista a tradicional revista de moda Vogue, ela afirmou que não pensa em se tornar a maior atleta espanhola de todos os tempos e no momento só se concentra em treinar e aperfeiçoar-se cada vez mais. E ela terá uma árdua missão nos próximos meses, pois vai atrás das duas medalhas que ainda não conseguiu colocar em seu pescoço. Este ano em Kazan, tentará obter sua primeira medalha de ouro em Mundiais de longa e ano que vem tenta ganhar a medalha de ouro olímpica.

Assim como Cielo, Mireia se destaca e torna-se ídolo nacional em um país que tem o futebol como seu esporte mais popular e que domina as manchetes do noticiário. Mas com os resultados e vitórias nas piscinas, parece que a Espanha ainda vai viver um bom tempo a "Mireiamania".

Mireya Belmonte (foto: Patrick B. Kraemer/EFE)

Mireia é cada vez mais ídolo na Espanha – Foto: Patrick B. Kraemer/EFE

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel