Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Travessia nas águas de Arraial do Cabo

swimchannel

01/02/2015 18h00

No último domingo de março, mais precisamente no dia 29, nadadores de todo o Brasil irão encarar um desafio em águas cristalinas. Trata-se do Arraial Swim, uma prova de águas abertas na bela cidade de Arraial do Cabo, localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. O evento é organizado pela RO2 Esportes, empresa que organiza e realiza diversos eventos esportivos e que também é a responsável pelo Desafio Ostras que abordamos semana passada aqui no Blog Swim Channel/UOL e que você pode ler mais clicando aqui.

O Arraial Swim é uma prova simples, onde os atletas têm que nadar 1850m em linha reta. Algumas horas antes da largada todos os participantes devem se encontrar na Praia dos Anjos. Lá eles embarcam em escunas até o ponto de partida da travessia, que fica em um local de difícil acesso a pé. As 8h da manhã os nadadores partem da Praia do Farol, também conhecida como Ilha da Marinha, em direção a Prainha do Pontal do Atalaia. Ao fim da prova a organização disponibiliza transporte até o local de embarque das escunas (veja na imagem abaixo).

Mapa da travessia em Arraial do Cabo - Foto: Organização do evento

Mapa da travessia em Arraial do Cabo – Foto: Organização do evento

O trajeto é muito simples já que os atletas precisam nadar a distância em linha reta e esta é uma travessia indicada para vários atletas, inclusive aqueles que estão se iniciando na modalidade, mas há um limite de duas horas de duração e quem estourar o tempo será desclassificado. Caso a temperatura da água fique abaixo dos 18°C a organização do evento libera o uso de roupa de neoprene, já que nesta região as águas são mais frias devido a corrente marítima.

Os três primeiros colocados na categoria geral masculino e feminino receberão troféus, assim como os melhores das categorias por faixa etária. Os maiores de 60 anos ganharão uma premiação especial de incentivo a melhor idade.

Conhecida como "Caribe brasileiro", a cidade de Arraial do Cabo tem uma beleza única que atrai turistas de todo o país ao longo do ano, tendo sua época de pico no verão. Além das belas praias e vegetação original da Mata Atlântica, Arraial do Cabo é famosa pelas águas cristalinas. E será nessas límpidas águas que os nadadores irão dar suas braçadas no Arraial Swim. Confira mais informações abaixo.

Arraial do Cabo - Foto: Junior Faria

Arraial do Cabo – Foto: Junior Faria

ARRAIAL SWIM

Local: Arraial do Cabo, cidade localizada na Região dos Lagos a 170 km do Rio de Janeiro.

Data: Domingo, 29 de março de 2015

Horário: Largada as 8h na Praia do Farol (Ilha da Marinha)

Distância: Travessia de 1850m

Inscrições: Podem ser realizadas até a véspera da prova ou até quando o limite de atletas for atingido. Os preços variam de R$ 120 a R$ 180. Atletas maiores de 60 anos têm 50% de desconto.

Site Oficial: http://www.arraialswim.com.br/

Entrada da cidade de Arraial do Cabo - Foto: Reprodução/Internet

Entrada da cidade de Arraial do Cabo – Foto: Reprodução/Internet

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel