Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Meia maratona em uma piscina

swimchannel

10/02/2015 12h58

Nos últimos anos o Brasil ganhou o apelido de país das águas abertas. Esse apelido veio graças aos expressivos resultados internacionais em 2013, quando a seleção brasileira foi campeã mundial na modalidade, e em 2014, com os títulos de Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo na Copa do Mundo. Mas além dos feitos dos atletas, o Brasil é um país privilegiado. Conta com um vasto litoral e ótimas condições climáticas que lhe dá a oportunidade de realizar eventos em águas abertas de janeiro a dezembro. Um privilégio que a Europa, por exemplo, não tem.

Durante a maior parte do ano as águas do continente estão muito geladas. Devido a essa condição climática não há possibilidade de disputar competições no oceano, rio ou lagos nos meses mais frios. Para solucionar esse problema boa parte dos países europeus realiza provas de águas abertas em piscina, também conhecida como águas abertas indoor, onde os atletas nadam longas distâncias em um ambiente coberto e aquecido. A prova mais tradicional é a dos 5 km.

Mireia Belmonte comemora seu recorde (foto: dpa)

A espanhola Mireia Belmonte tem o melhor tempo dos 5 km – Foto: DPA

Como se trata de um evento de águas abertas é permitido em alguns casos que os atletas larguem de dentro da piscina, podendo dar impulso com os pés na parede. Em outras situações a largada é feita do bloco. Para agilizar o andamento da competição é comum que a organização do evento libere o uso da mesma raia por dois nadadores, que não podem invadir o espaço do adversário. E disputar uma prova de 5000 metros em piscina exige muita paciência, afinal são 100 voltas na longa e outras 200 na curta! Praticamente impossível de manter a conta durante todo o percurso.

Mesmo sendo disputada na piscina, esta prova é considerada como um evento de águas abertas. Por isso, não existem recordes mundiais oficializados pela Fina e não existe nenhum pedido até o momento para que essa medida seja ratificada como ocorreu com os revezamentos mistos. Na piscina longa as melhores marcas da história são de Gregorio Paltrinieri (50min56s50) e Mireia Belmonte (55min41s37), que curiosamente são dois fundistas originários da piscina.

O italiano Gregorio Paltrinieri ja nadou os 5 km para 50 minutos - Foto: Reprodução

O italiano Gregorio Paltrinieri ja nadou os 5 km para 50 minutos – Foto: Reprodução

Fica no ar uma boa pergunta e a sugestão para quem sabe um dia ocorrer um tira-teima: será que os fundistas de piscina seriam mais competitivos do que os nadadores de águas abertas numa prova de 5 km em piscina?

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel