Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Quatro anos liderando o ranking mundial

swimchannel

18/02/2015 15h21

No tênis masculino é comum que ao fim da temporada os primeiros colocados do ranking mundial ganhem um troféu simbólico pela posição de número 1 que ocupem. Grandes nomes da modalidade, incluindo o brasileiro Gustavo Kuerten, já tiveram a honra de ganhar este prêmio. Na natação não existe uma premiação similar, mas caso existisse ninguém teria mais prêmios como número 1 na mesma prova e há tantos anos de forma consecutiva como James Magnussen.

O míssil australiano termina uma temporada como líder do ranking mundial nos 100m livre desde 2011, ano em que de fato apareceu para o circuito internacional. Em 2010 ele já havia disputado competições importantes como o Commonwealth Games e o Pan-Pacífico, mas só ganhou medalhas com o revezamento 4x100m livre. Em 2011 ele colocou seu nome entre os melhores da atualidade ao vencer a prova nobre da natação no Mundial de Xangai com expressivos 47s49, marca que lhe garantiu o número 1 naquele ano.

Magnussen vai em busca do 5º ano na liderança dos 100m livre: Foto: Pierre-Philippe Marcou/Getty Images

Magnussen vai em busca do 5º ano na liderança dos 100m livre: Foto: Pierre-Philippe Marcou/Getty Images

Na temporada seguinte Magnussen assombrou o planeta ao cravar 47s10 no Campeonato Australiano, ficando a apenas 19 centésimos do recorde mundial de Cesar Cielo. Muitos acreditavam que o velocista poderia bater a marca nos Jogos Olímpicos de Londres, mas ele acabou perdendo a medalha de ouro na batida de mão contra o americano Nathan Adrian. Porém, a marca feita em Adelaide lhe garantiu pelo segundo ano a liderança no ranking mundial dos 100m livre.

Em 2013, Magnussen voltou a ser campeão mundial na prova nobre da natação em Barcelona e terminou pelo terceiro ano consecutivo como melhor nadador da distância. Porém, a marca que lhe deu a liderança no ranking foi feita novamente em Adelaide, no campeonato nacional: 47s53. Por fim, no ano passado lá estava mais uma vez o australiano fechando a temporada na frente de todo mundo com 47s59, feitos no BHP Billiton Aquatic Super Series no começo do ano. Magnussen começou 2015 na frente e até o momento detém a melhor marca mundial: 48s43 conquistados no BHP Billiton.

Em Londres-2012, Adrian levou a melhor sobre Magnussen... - Foto de Lee Jin-man/AP

Magnussen foi o mais rápido em 2012, mas perdeu o ouro olímpico para Adrian – Foto: Lee Jin-man/AP

O australiano é considerado por muitos como o nadador mais eficiente da atualidade nesta prova. Ele divide muito bem suas passagens e consegue ter uma segunda parcial muito forte. Além disso, ninguém nadou mais vezes abaixo da casa dos 48 segundos do que Magnussen. Foram 17 vezes e todas sem vestir um traje tecnológico. Do lado negativo pesa o fato de cometer erros na hora H como na final olímpica em 2012 e no duelo contra o compatriota Cameron McEvoy na final do Campeonato Australiano do ano passado.

Terminar pelo quinto ano seguido como líder do ranking mundial só o tempo dirá, mas que James Magnussen é o grande favorito para conseguir esse feito, isso não temos dúvidas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel