Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma travessia gaúcha com 92 anos de história

swimchannel

03/03/2015 14h36

Será realizada no próximo domingo, dia 8 de março, a famosa Travessia a nado de São José do Norte, competição de águas abertas que é a mais antiga do estado gaúcho. Em 1923 aconteceu a primeira edição do evento, que foi vencido pelo nadador Tibúrcio de Barros Brigido, atleta do Clube de Regatas Rio Grande. Entre a edição inaugural até 1963, foram disputadas mais 14 provas. Em 1995, graças ao empenho de Luiz Carlos Tarta (vencedor das edições de 1962 e 1963) e de Jaime Costa a travessia voltou a ser disputada.

Nadadores nos primórdios da travessia - Foto: Travessia a nado de São José do Norte/Arquivo

Nadadores nos primórdios da travessia – Foto: Travessia a nado de São José do Norte/Arquivo

A prova é disputada em linha reta nas águas do Canal que separa as cidades de São José do Norte e Rio Grande, localizadas na região sul do estado. O canal também liga a famosa Lagoa dos Patos com as águas do Oceano Atlântico. Os participantes são transportados por barcos até o píer de São José do Norte e de lá eles partem em direção ao Clube de Regatas do Rio Grande, local de chegada da prova. São cerca de 3,5 km de distância entre os dois pontos em um trajeto cheio de obstáculos e desafios.

Em seu blog, o nadador master do Grêmio Náutico União, Francismar Siviero, conta que esta travessia é a mais emocionante do Rio Grande do Sul pelas dificuldades impostas pela natureza: "Ela possui obstáculos que o nadador deve observar e respeitar. Tem uma distância média, porém exige do atleta uma resistência maior que a maioria das outras provas. Normalmente se enfrentam duas marés, uma enchente em direção a Lagoa dos Patos e outra vazante no sentido do oceano, além da correnteza das águas do canal, aliado a ventos comuns nesta região".

Samuel de Bona é o atual campeão do desafio - Foto: Satiro Sodré

Samuel de Bona é o atual recordista da travessia – Foto: Satiro Sodré

Após a reativação do evento na década de 1990, os recordes da prova foram caindo com frequência. Atualmente o detentor da melhor marca nesta disputa é o nadador da seleção brasileira Samuel de Bona, que em 2013 venceu a prova em 39min04s. Neste domingo a prova começa as 10h e os melhores colocados serão premiados em dinheiro. As inscrições terminam amanhã e mais detalhes sobre o evento podem ser encontrados aqui: http://www.acorrg.com.br

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel