Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma lenda retorna as piscinas

swimchannel

16/03/2015 14h42

Nos últimos anos aconteceram muitas idas e vindas no mundo da natação competitiva. Campeões olímpicos como Michael Phelps e Ian Thorpe anunciaram que retornariam as piscinas após breves aposentadorias. Thorpe voltou, foi um fiasco e já parou de novo. Phelps retornou muito bem e garantiu vaga na equipe que disputará o Mundial de Kazan, porém, problemas disciplinares o tiraram até o momento da competição. No Brasil também tivemos o caso de Joanna Maranhão que anunciou o término da carreira em 2013, mas voltou no fim do ano passado nadando em grande estilo. No último fim de semana houve uma volta que ter o mesmo desfecho de Joanna.

Bicampeão olímpico e tetracampeão mundial nos 1500m livre, além de outras dezenas de medalhas em provas de fundo nas principais competições internacionais, Grant Hackett esta de volta ao mundo da natação. Após falhar na tentativa do tri olímpico em Pequim-2008, o australiano anunciou sua aposentadoria. Durante o período fora das piscinas ele foi apresentador e comentarista de um canal de TV e também passou por alguns momentos delicados como uma internação para tratar o vício em remédios e um conturbado divórcio que foi destaque nos veículos de mídia do país.

Grant Hackett um dos maiores fundistas da história - Foto: Diulgação

Grant Hackett é um dos maiores fundistas da história – Foto: Divulgação

Assim como Phelps, ele sentia falta dos treinamentos e das competições. Precisava voltar e traçou planos para retornar ao seu habitat natural. Coincidência ou não, foi justamente o retorno do americano que o motivou. "Encontrei com Michael no Pan Pacífico de Gold Coast e ele me disse: 'Você tem nadar de novo'. Foi a primeira vez que eu senti que queria voltar a nadar", disse Hackett ao jornal The Australian. Aos 34 anos de idade ele voltou no último fim de semana. Disputou o Queensland Long Course Qualifying Meet, uma competição regional que é utilizada para nadadores do país conseguirem índices para o Campeonato Nacional. Hackett nadou três provas e conseguiu os índices. Venceu o 400m livre com 3min55s68 e foi prata nos 200m livre com 1min50s68 e nos 100m livre com 51s38.

Seu grande objetivo é nadar muito bem em abril durante o Campeonato Australiano. Expectativa para o ouro nos 1500m livre? Nada disso. Seu plano é mais "curto", os 200m livre. Ele quer conseguir uma vaga no time australiano que vai disputar em agosto o Campeonato Mundial de Kazan. Caso não consiga se classificar para a prova individual quer integrar o revezamento. É o primeiro passo para Hackett ir se preparando para disputar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, este sim a grande meta a ser atingida. Se vai parar depois disso? Só o tempo dirá.

Aos 34 anos ele retorna as piscinas em 2015 - Foto: Lyndon Mechielsen

Aos 34 anos ele retorna as piscinas em 2015 – Foto: Lyndon Mechielsen

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel