Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Desbravando os mares pelo meio ambiente

swimchannel

17/03/2015 11h40

Realizar três desafios nadando em prol do meio ambiente. Foi isso que o nadador Ricardo Serravalle começou a fazer no último sábado, dia 14 de março. O atleta baiano concluiu o trajeto de ida e volta da tradicional travessia Mar Grande x Salvador. O mar colaborou para a realização do evento, já que as águas estavam bem tranquilas e o nadador não encontrou muitas dificuldades. Foram aproximadamente 24 km de braçadas e pernadas em 6h29min. Essa travessia faz parte do Projeto pela Preservação dos Oceanos e da Baía de Todos os Santos, onde o nadador visa, através da natação, chamar atenção para uma maior conscientização ambiental.

O desafio ainda terá outras duas paradas. Em julho, ele nadará durante 24h ininterruptas na piscina do Clube Adelba. Ele conhece muito bem o local, pois é lá que ele treina com a equipe do Centro Aquático Edvaldo Valério. Por fim em outubro, ele pretende realizar a Travessia dos Três Faróis em Salvador, uma prova charmosa que passa por três famosos faróis da capital baiana (Itapuã, da Barra e da Ponta de Humaitá) totalizando 33 km de prova.

O nadador Ricardo Serravalle - Foto: Raphael Martins

O nadador Ricardo Serravalle – Foto: Raphael Martins

Todos esses desafios, além do viés ambiental, servem para Serravalle treinar para a inédita Travessia a Nado entre a Praia do Porto da Barra em Salvador e a ilha de Morro de São Paulo em Cairú. O evento vai acontecer em dezembro e a prova terá de 59 a 84 km dependendo da maré. Ele ainda não conta com patrocinadores e esta fazendo todas essas ações em prol de uma causa nobre. "Mais que um desafio pessoal esta travessia visa levar a população uma maior conscientização sobre a importância da preservação dos Oceanos e de nossa Baía de Todos os Santos, sede da Amazônia Azul", afirma o atleta em seu site oficial.

Serravalle é um grande exemplo de superação. Em 2009 ele sofreu três AVC isquêmicos devido a um problema congênito em seu coração. Passou por uma cirurgia para implante de prótese cardíaca e ano seguinte sofreu um grave acidente em sua perna esquerda. Mas ele não desistiu e após mais um tempo parado voltou a praticar esportes. Em 2013 realizou um grande sonho ao completar o triatlo Ironman Brasil em Florianópolis (SC). Ele é formado em Administração, com doutorado em Ciências Humanas e pretende em breve lançar um livro onde contará as histórias de superação de sua vida.

Serravalle em ação durante o percurso Mar Grande/Salvador - Foto: Arquivo Pessoal

Serravalle em ação durante o percurso Mar Grande x Salvador – Foto: Arquivo Pessoal

Mais detalhes sobre os desafios de Ricardo Serravalle podem ser encontrados no site oficial do projeto aqui ou na página do Facebook, aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel