Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Vai começar o NCAA 2015

swimchannel

18/03/2015 23h51

A Divisão I do NCAA, o campeonato universitário dos Estados Unidos, vai começar. Na verdade a divisão principal do NCAA é disputada em dois locais diferentes. Primeiro, como já o ditado, vem as damas. De hoje até sábado as mulheres disputam o seu campeonato na piscina do Greensboro Aquatic Center, na Carolina do Norte. Na semana seguinte, entre os dias 26 e 28 de março, os homens caem na piscina do Campus Recreation & Wellness Center, em Iowa. As provas de natação são disputadas na distância de jardas e após o término das etapas acontecem disputas de saltos ornamentais. Em 2014 as equipes vencedoras foram Geórgia no feminino e Califórnia no masculino.

O maior destaque da competição feminina é Missy Franklin, que disputará o NCAA pela última vez em sua carreira. Ano passado ela anunciou que a se tornará uma atleta profissional e devido às regras da competição, que proíbem a participação de nadadores remunerados, Missy não poderá mais representar a Universidade da Califórnia. Além da campeã olímpica o evento conta a participação de outras atletas da seleção americana, como Simone Manuel e Elizabeth Beisel que estiveram no Mundial de Barcelona em 2013.

Missy Franklin faz sua despedida da CAL -Foto: Tim Binning/The Swim Pictures

Missy Franklin faz sua despedida da CAL -Foto: Tim Binning/The Swim Pictures

A competição masculina só começa na outra semana e o vice-campeão mundial dos 400m medley Chase Kalisz é o destaque. No Mundial de Barcelona ele foi uma das maiores surpresas da competição, pois derrotou dois medalhistas olímpicos nesta prova, o brasileiro Thiago Pereira e o japonês Kosuke Hagino. Outros nadadores conhecidos internacionalmente são o venezuelano Cristian Quintero, medalhista pan-americano em Guadalajara-2011, e Joseph Schooling, de Cingapura, medalhista no último Commonweath Games de Glagscow-2014.

O Brasil estará presente nas duas competições. No feminino apenas uma atleta cai na água: Giuliana Giglioti, que nada pela Universidade de Utah. No masculino serão quatro atletas: Arthur Mendes Júnior (Auburn), Pedro Coutinho (Louisville), Alexandre Fernandes (Universidade de Utah) e Henrique Handa Machado (UNLV). Em toda a história do NCAA o Brasil já ganhou 60 medalhas de ouro, com destaque para Gustavo Borges e Cesar Cielo, que subiram dez vezes no pódio cada um.

Chase Kalisz é o destaque do NCAA masculino - Foto: Mike Lewis/Ola Vista Photography

Chase Kalisz é o destaque do NCAA masculino – Foto: Mike Lewis/Ola Vista Photography

A Divisão II do NCAA foi disputada em Indianápolis entre os dias 10 e 14 de março. Thiago Sickert foi um dos destaques ao conquistar seis medalhas, sendo duas de ouro nos 100 e 200 livre.  A Divisão III começou ontem no Texas, e vai até sábado. Nas divisões inferiores os eventos de ambos os sexos são disputados de forma conjunta.

Os resultados em tempo real do NCAA feminino Divisão I podem ser acompanhados através deste site: http://www.swmeets.com/Realtime/NCAA/2015/

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel