Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O adeus e o passo à frente de Missy

swimchannel

23/03/2015 15h55

Acabou a era de amadorismo, de risadas leves e esporte como pura diversão. Não que no nível profissional a já campeã olímpica Missy Franklin não vá poder distribuir os sorrisos e as gargalhadas de costume, mas agora parece que a coisa se tornou "séria". Com o encerramento – com chave de ouro – do NCAA, o campeonato escolar norte-americano, ela completou o seu ciclo como atleta universitária, e passará a poder ter um contrato profissional, patrocinadores e carreira direcionada.

Missy Franklin encerra com chave de ouro a sua participação universitária na NCAA

Missy Franklin encerra com chave de ouro a sua participação universitária na NCAA

Missy leva a natação como um prazer. Um hobby cansativo, talvez, mas que lhe dá como frutos amizades, relações e conquistas que fazem com que ela tenha o riso fácil. Dois anos atrás ela explicava a decisão de manter seu status amador, para iniciar seus estudos na Universidade da Califórnia: "Tenho apenas 17 anos e não me sinto pronta para encarar a natação como meu trabalho. A equipe é muito importante para mim e gostei muito de ter terminado meu último ano na high school nadando com meus amigos". Relações, social, espírito de time. O número de vezes que Missy usou as palavras "team" (equipe, em inglês) e "my girls" ("minhas garotas") para se referir às companheiras que integraram o grupo campeão do NCAA, é incontável. Uma vida de carreira solitária, focada na relação treinador-atleta na borda da piscina talvez nunca seja o caminho para a jovem estrela de 19 anos. Para um esporte tão solitário e individualista, nada faz a nadadora sorrir – de dentro para fora – como um time, um revezamento, um sentimento de união e pertencimento.

Atletas da Cal pulam na piscina para celebrar o título: um time - Foto: Reprodução Instagram

Atletas da Cal pulam na piscina para celebrar o título: um time – Foto: Reprodução Instagram

Com talento e charme combinados, a norte-americana de Pasadena deve ter grande facilidade para conseguir cotas gordas e sustentáveis de patrocínio nos próximos dias. Não seria impressionante se já houvesse uma pequena fila de interessados na porta da casa de seus pais, que administram e cuidam de sua carreira. Do lanche com toddynho na bolsa térmica, até a presença imprescindível do ursinho de pelúcia que vai com ela a todas as competições e pódios. Sua mãe é sua grande amiga. Seu pai, um exemplo de pessoa para ela. Estes aspectos mostram quem é Missy Franklin. Uma garota que ama o que faz acima de tudo, e preza o seu próprio bem estar. Mesmo que às custas de rejeitar ajuda financeira externa pelos últimos dois anos, com cinco medalhas olímpicas na parede de casa.

Com roteiro perfeito para um filme hollywoodiano, Franklin foi eleita o destaque do campeonato que foi encerrado neste fim de semana, com vitórias em suas três provas individuais – 200 medley, costas e livre, com direito a recorde americano no último, se tornando a primeira mulher a quebrar a barreira dos 1m50s, e mais três pódios de revezamento, dois ouros, uma prata e um bronze. E o impulso de sua presença no título dos Golden Bears é simples: conquistou 206 dos 513 pontos da equipe no fim de semana. Ao receber o prêmio de destaque individual, lágrimas. Na entrevista coletiva, mais um pouco de choro. No salto em grupo dentro da piscina, alguns centímetros a mais de água  graças à sua emoção fora de controle. "Nem sinto que eu doei alguma coisa, porque eu ganhei tanto! Não poderia esperar um final melhor", disse Missy, no encerramento.

O timing de sua profissionalização é perfeito: ela consegue somar o melhor das duas partes, com dois anos de atleta universitária e praticamente dois anos para se preparar como "adulta" para os Jogos do Rio-2016. A começar por Kazan, no Mundial da Rússia, o momento ideal para que se possa ver outra vez sua atuação em piscina longa, e em metros, já que o NCAA é disputado em jardas. Ela passou por uma lesão na última temporada que prejudicou seu desempenho nos principais torneios internacionais, como o Pan Pacífico.

Missy ainda não anunciou se vai continuar treinando na Cal com sua técnica Tery McKeever ou se retornará ao Colorado Starz com seu antigo coach Todd Smitz. Além de muitos ouros olímpicos para o ano que vem, a nadadora tem uma outra "pequena" pretensão para a carreira:  tornar-se a mais premiada medalhista olímpica da história. Ela já tem cinco, e precisa superar, somente em seu país, as colegas nadadoras Jenny Thompson, Dara Torres e Natalie Coughlin, todas com 12 medalhas. Entre as atletas de todos os esportes, a mais premiada é a ex-ginasta russa Larissa Latynina, 18 medalhas em três Olimpíadas.

Um desafio e tanto, que Missy, como o próprio apelido sugere, tentará carregar com a jovialidade e simplicidade de sempre.

Por Mayra Siqueira

 

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel