Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Uma questão de tempo

swimchannel

06/04/2015 17h45

Um dos recordes mais antigos da natação nacional e sul-americana esta muito perto de cair. Trata-se da marca do revezamento 4x200m livre feminino. No dia 18 de agosto de 2004, o quarteto Joanna Maranhão, Monique Ferreira, Mariana Brochado e Paula Baracho nadou a final olímpica da prova em 8min05s29, tempo que permanece até hoje no livro dos recordes. Mas esse registro histórico esta com seus dias contados.

Os resultados das finais de hoje dos 200m livre no Troféu Maria Lenk mostram que a marca não deve passar de 2015. As quatro primeiras colocadas da prova foram Larissa Oliveira (1min58s53 – novo recorde sul-americano), Manuella Lyrio (1min58s74), Jessica Cavalheiro (2min00s46) e Rafaela Raurich (2min01s44), esta última cravou este tempo na final B. O tempo delas somado é de 7min59s17, mais de seis segundos abaixo do atual recorde sul-americano. Lembrando que o melhor tempo de Jessica é de 2min00s14 feito no Torneio Open do ano passado que melhoraria ainda mais a marca para 7min58s85.

Manuela Lyrio e Larissa Oliveira nadaram na casa de 1min58s - Foto: Satiro Sodré

Manuela Lyrio e Larissa Oliveira nadaram na casa de 1min58s – Foto: Satiro Sodré

Esse também provavelmente será o quarteto brasileiro no Campeonato Mundial de Kazan que terá a missão de classificar a equipe para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. A definição final das representantes do revezamento para o Mundial na Rússia será apenas quarta-feira, quando acontece a disputa do 4x200m livre no Maria Lenk. Os tempos de abertura dos revezamentos também contam como tempo e algumas nadadoras poderão tentar melhor suas marcas para pegar um lugar no time.

E na quarta também poderemos ver o recorde cair durante a disputa do 4x200m livre. A equipe do Pinheiros conta com Larissa, Manuella e Gabriele Roncatto, três das cinco melhores colocadas na prova individual. E o trio ganha o reforço de Joanna Maranhão, que tem como melhor tempo na carreira 2min00s64. A curiosidade é que ela é a única nadadora em atividade que integrou o histórico 4x200m livre em Atenas. O time do Pinheiros tem tudo para nadar a prova abaixo dos 8min05s29, porém, caso não consiga superar esse tempo haverá outras duas oportunidades em 2015, no Mundial de Kazan ou nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Porém, uma coisa é certa: o recorde brasileiro e sul-americano do 4x200m livre feminino esta com seus dias contados.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel