Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando 1500 metros aos 100 anos de idade

swimchannel

15/04/2015 17h01

Na semana passada as atenções no Japão estavam voltadas para a capital Tóquio. Era lá que as grandes estrelas nipônicas estavam em ação na disputa do Campeonato Japonês de Natação que também definiu a seleção do país para o Campeonato Mundial de Kazan. Dias antes de Kosuke Hagino, Daiya Seto e companhia caírem na água Mieko Kagaoka fazia história. Ou melhor, dona Mieko Nagaoka.

Afinal ela não é uma nadadora qualquer. É uma nadadora de 100 anos de idade! A senhora Mieko estava disputando na pequena cidade de Matsuyama, a 700 km de distância de Tóquio, um campeonato para nadadores masters de piscina curta. E engana-se caso você pensa que ela nadou apenas 50 ou 100 metros de algum estilo. Ela nadou 1500 metros. Isso mesmo, 1500 metros!

A nadadora Mieko Nagaoka de 100 anos de idade - Foto: Kyodo/Japan Times

A nadadora Mieko Nagaoka de 100 anos de idade – Foto: Kyodo/Japan Times

A senhora Mieko optou por nadar o percurso no nado costas e concluiu a missão em 1h15min. Ela nadou a distância sozinha e com o resultado tornou-se a primeira centenária a nadar a prova de 1500m livre em piscina curta, entrando para o Guiness Book, o livro dos recordes. Agora resta a Fina validar o resultado e torná-la recordista mundial masters da distância.

A experiência da senhora Mieko nas piscinas é recente. Ela começou a nadar aos 82 anos de idade como terapia para seus joelhos, mas gostou tanto da modalidade que passou a nadar mais vezes durante a semana e disputar competições masters. Além desse feito incrível aos 100 anos de idade ela tem outros recordes nacionais e mundiais em categorias de diversas faixas etárias.

Dona Mieko também espera nadar no meio do ano no Campeonato Mundial Master de Kazan.  Ela lançou recentemente um livro sobre a experiência de nadar com uma idade avançada e afirma que ainda quer nadar por muitos anos. Sem dúvida nenhuma uma inspiração para os outros atletas.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel