Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

As outras biografias polêmicas da natação

swimchannel

27/04/2015 16h57

Na semana passada não se falou em outra coisa do que no polêmico livro "Sexe, drogues et natation", biografia do ex-nadador e campeão olímpico Amaury Leveaux. Nas páginas da obra sobram histórias cabeludas com acusações de que atletas francesas consumiram cocaína durante os Jogos Olímpicos de Londres-2012, que nadadores russos tinham um esquema para escapar de cair no exame antidoping e que dirigentes franceses encobriam escândalos envolvendo atletas da seleção nacional. Sobrou até para Cesar Cielo, chamado de trapaceiro por Leveaux devido ao caso de doping em 2011. Porém, o livro de Leveaux é só mais um num mar de outras publicações polêmicas escritas por nadadores.

Companheira de seleção francesa de Levaux em Pequim-2008 e Londres-2012, Laure Manaudou lançou sua biografia no fim do ano passado e não fugiu de temas delicados. No livro "Entre le lignes" ela não pouca críticas e acusações a italiana Federica Pellegrini, que teve um caso com seu ex-namorado, o também nadador Luca Marin. As acusações de Manaudou foram rebatidas através das redes sociais onde Pellegrini desafiou a ex-nadadora francesa a contar a história por inteiro e parar de omitir fatos.

Em sua biografia, Manaudou não poupa críticas a Pellegrini -Foto: Mark Baker;

Em sua biografia, Manaudou não poupa críticas a Pellegrini -Foto: Mark Baker;

Traições e relacionamentos interligam outras histórias entre nadadores campeões olímpicos que também acabaram em páginas de livros. Em 2008, Ryk Neethling lançou sua biografia "Chasing the Dream" onde contou detalhes de seu relacionamento com Amanda Beard. No livro, o sul-africano afirma que pensou em se casar com a americana, mas descobriu que ela o traia com Ian Thorpe. Ele não poupa críticas a ex no livro e fala que a crise dos dois quase o derrubou.

Já Amanda revela em "In the Water They Can't See You Cry", sua autobiografia, dramas pessoais como o uso de drogas pesadas e que sofria com bulimia no início de sua carreira. Ela define o relacionamento com Neethling como conturbado e também recorda de outras crises com outros namorados. Amanda também conta que muito dos problemas que passou foi pelo fato de ter tido uma carreira precoce, já que aos 14 anos ela já era medalhista olímpica.

Ian Thorpe também publicou um livro polêmico - Foto: Quinn Rooney/Getty Images

Ian Thorpe também publicou um livro polêmico – Foto: Quinn Rooney/Getty Images

Ian Thorpe também chegou a lançar uma autobiografia chamada de "This is Me", onde revela dramas do passado, como a depressão e o vício em álcool. No livro ele não menciona nada sobre sua homossexualidade, assunto que ele revelou publicamente meses depois para uma emissora de TV australiana. Natalie Coughlin, multicampeã olímpica, lançou em 2006 sua biografia intitulada como "Golden Girl" e faz pesadas críticas a um antigo treinador, onde o responsabiliza por lesões sofridas.

Isso não é só um luxo da natação, atletas de outras modalidades também já chegaram a publicar biografias recheadas de histórias polêmicas e com acusações a terceiros. Como podemos ver, o livro de Amaury Leveaux é só mais um que chega as livrarias seguindo essa tendência. Não é o primeiro e com certeza não será o último.

 Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel