Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Natação x Atletismo: uma disputa olímpica

swimchannel

05/05/2015 10h53

Na semana passada o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro divulgou novos números sobre o pedido de ingressos para a edição olímpica de 2016. A cerimônia de abertura foi o mais procurado pelos torcedores, o que é normal. Este é o primeiro evento olímpico e conta com apresentações pirotécnicas, reúne centenas de líderes internacionais e é assistida simultaneamente por bilhões de pessoas. Entre os cinco esportes mais procurados estão duas das modalidades consideradas como as mais nobres do programa olímpico: a natação e o atletismo.

A procura pelos dois eventos deverá ser ainda maior com o passar dos meses, afinal em 2015 teremos os dois campeonatos mundiais das modalidades. Os nadadores caem na água em Kazan, na Rússia, no fim do mês de julho. Em agosto é a vez dos melhores atletas do atletismo desfilarão pelas pistas de Pequim, na China. A realização das duas competições e possíveis recordes com certeza vai alavancar a procura por ingressos para o Rio-2016.

Michael Phelps e medalha olímpica: sinônimos - Foto: Reprodução

Maior atleta olímpico, Phelps pode alavancar a procura por ingressos em 2016 – Foto: Reprodução

Mas qual dos dois será mais disputado entre os fãs? Em qual esporte haverá maior procura? É difícil responder tendo em vista que ambos fazem parte do programa olímpico desde 1896. Mas podemos especular. Um estudo do site Topend Sports, uma página de análises de pesquisas esportivas e científicas, feito logo após o fim dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 mostrou que a natação e o atletismo foram respectivamente, a segunda e terceira modalidades mais comentadas no Twitter, logo após o futebol. Entre os atletas Usain Bolt foi o mais popular no microblog, seguido de perto por Michael Phelps. Entre o top 10 cada esporte ainda teve mais um representante: a natação com Ryan Lochte (4º mais citado) e o atletismo com Yohan Blake (8º mais citado).

Voltamos um pouco no tempo, para antes da era das redes sociais, mais precisamente para Atenas-2004. Um estudo do Comitê Olímpico Internacional na época afirmou que as notícias da natação foram as mais procuradas em seu site oficial, cerca de 10% do total de buscas. O COI também fez uma contagem de notícias, artigos e reportagens sobre os Jogos Olímpicos na imprensa internacional e o atletismo teve mais destaque, cerca de 800 artigos escritos a mais do que a natação.

Bolt é a grande estrela mundial do atletismo - Foto: Getty Images

Bolt é a grande estrela mundial do atletismo – Foto: Getty Images

A discussão entre qual deles é o mais popular é bastante antiga. Mitos e lendas do esporte eternizaram seus nomes na história da natação e do atletismo ao longo das disputas olímpicas e ajudaram a fazer destas duas modalidades as mais nobres das Olimpíadas. Provavelmente jamais saberemos se uma é maior do que a outra.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel