Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Copa do Mundo de piscina longa

swimchannel

08/05/2015 14h38

Presente no calendário internacional da natação desde o fim dos anos 80, a Copa do Mundo de piscina curta da Fina já passou por bons e maus momentos. De enxurradas de recordes mundiais e provas marcantes até etapas esvaziadas e o desprezo das grandes estrelas, o evento precisa estar sempre em constante mudança. Nos últimos anos a Federação Internacional de Natação investiu em novos patrocinadores e aumentou a premiação para os atletas, mas nenhuma das inovações se compara com a novidade para esta temporada.

A entidade anunciou nesta sexta-feira que todas as oito etapas da edição de 2015 da Copa do Mundo serão disputadas em piscina de 50 metros. A novidade se dá devido a proximidade com os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. De olho no evento olímpico a Fina pretende valorizar seu circuito mundial e também fazer das etapas eventos de qualificação para o Rio-2016.

Além dessa inovação que promete atrair mais atletas de ponta, a Federação Internacional vai pagar US$ 2 milhões de premiação em dinheiro para os melhores atletas do circuito. "Nosso principal objetivo é melhorar e valorizar o circuito. O aumento da oportunidade para a qualificação olímpica irá constituir em 2015 uma motivação adicional para os nossos nadadores", disse Julio Maglione, presidente da Fina.

O Cubi D'Água vai sediar a etapa de Pequim da Copa do Mundo - Foto: The New York Times

O Cubi D'Água vai sediar a etapa de Pequim da Copa do Mundo – Foto: The New York Times

É uma tentativa válida realizar a Copa do Mundo em piscina longa este ano. Mais do que um teste, trata-se de uma tentativa para levantar a moral do evento que nos últimos anos perdeu etapas importantes em seu calendário e viu muitos nadadores de elite optarem por não disputar a competição. Com as disputas em piscina longa muitos nadadores poderão utilizar as etapas como um treino de luxo visando a preparação olímpica, além é claro de engordar a conta bancária. Uma experiência que será muito válida de se acompanhar.

Confira o calendário da Copa do Mundo da Fina-2015:
11 e 12 de agosto: Mosco, Rússia
15 e 16 de agosto: Paris-Chartres, França
25 e 26 de setembro: Hong Kong, Hong Kong
29 e 30 de setembro: Pequim, China
03 e 04 de outubro: Cingapura, Cingapura
28 e 29 de outubro: Tóquio, Japão
02 e 03 de novembro: Doha, Catar
06 e 07 de novembro: Dubai, Emirados Árabes Unidos

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel