Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Os menores países da Europa caem na água

swimchannel

01/06/2015 11h30

Os Jogos Olímpicos de Verão são o maior evento esportivo do mundo, sendo disputado de quatro em quatro anos e que reúne mais de 10 mil atletas de quase 200 países. Sediar um evento deste porte requer muito trabalho, organização e espaço físico, pois dificilmente uma pequena cidade vai conseguir obter o direito de sediar os Jogos. Agora imagine diminuir isso ao extremo, com um número mínimo de atletas e países participantes em uma pequena cidade. Um evento assim já acontece, desde 1985. Trata-se dos Jogos dos Menores Países da Europa, que começou hoje em Reykjavík, capital da Islândia.

A competição reúne apenas nove países: Andorra, Chipre, Islândia, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Montenegro e San Marino, as menores áreas territoriais do continente. Somadas as populações desses países chega-se ao número de 3,2 milhões habitantes, similar a população de todo o estado do Mato Grosso. O tempo de disputa também é reduzido, já que tudo ocorrem em seis dias. Se o número de países participantes é pequeno, o de atletas não fica longe disso. Para esta edição foram inscritos pouco mais de 700 esportistas de 12 modalidades.

Estas serão as medalhas entregues aos melhores do evento - Foto: Organização do evento

Estas serão as medalhas entregues aos melhores do evento – Foto: Organização do evento

A natação é o único esporte aquático a ser disputado nos Jogos dos Menores Países da Europa e vai acontecer no Laugardalslaug Aquatic Center, numa piscina de 50 metros. Em 15 edições disputadas a Islândia é a maior potência da natação somando mais de cem medalhas conquistadas. O fato de nadar em casa faz da equipe islandesa a grande favorita a arrebatar o maior número de medalhas.

Uma competição desse porte dificilmente conta com atletas de elite e de alto nível internacional, mas podemos destacar três nadadores. Um deles é Raphaël Stacchiotti, de Luxemburgo, que nos Jogos de Londres-2012 terminou entre os 20 melhores colocados nos 200m e 400m medley. Outro destaque é a atleta da casa, Hrafnhildur Lúthersdóttir, que no último circuito da Copa do Mundo da Fina ganhou três medalhas e treina na Universidade da Flórida. Por fim, destacamos também Julia Hassler, nadadora de Liechtenstein que também subiu ao pódio em etapas da Copa do Mundo e soma participações em diversos grandes eventos.

Para acompanhar o desenrolar dos Jogos dos Menores Países da Europa acesse o site oficial do evento, clicando aqui: http://www.iceland2015.is/

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel