Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando 24 horas no Lago Paranoá

swimchannel

24/06/2015 13h22

No dia 4 de julho as águas do Lago Paranoá serão palco de um desafio especial. Quando o relógio marcar 12 horas em ponto será dada a largada para o inédito "Revezamento 24h de Natação em Águas Abertas", um evento que reunirá centenas de nadadores de dez equipes. Enquanto os atletas dão suas braçadas os ponteiros do relógio estarão girando até a metade do dia seguinte quando as 24 horas estarão completas. A organização da prova afirma que poderá atender até dez equipes de no máximo 11 atletas.

O grande objetivo deste desafio é divulgar a natação em águas abertas e também alertar a comunidade brasiliense sobre a importância ambiental da região do Lago Paranoá. "Além de sermos os pioneiros na brincadeira, faremos um movimento sócio-ambiental em prol do local que estaremos usufruindo, pois estamos passando por um processo legislativo na Capital Federal da ocupação e utilização do espelho d'água Paranoá", diz Tiago Sato que participa do projeto social Jacanoá e estará em ação no revezamento. Porém, ele é um caso a parte: nadará sem parar durante as 24 horas!

Sato durante sua travessia no Canal da Mancha em 2010 - Foto: Henry Macário

O nadador Tiago Sato – Foto: Henry Macário

Com participação em diversas etapas do Grad Prix da Fina (circuito mundial com provas maiores de 15 km de distância), Sato será um dos destaques. Visando atravessar novamente o Canal da Mancha no ano que vem, o experiente nadador vai encarar sozinho as 24 horas de natação nas águas do Lago Paranoá como um treino de luxo para já ir se preparando para encarar as desafiantes águas do famoso canal que liga a França a Inglaterra.

Ele já atravessou o Canal da Mancha em 2010 e agora quer fazer o percurso de ida e volta no ano que vem, por isso, está empolgado e concentrado para fazer um bom papel no desafio. "Não quero pensar muito agora na travessia do Canal da Mancha, pois prefiro concentrar em conseguir terminar esse treino com sucesso e dar mais um passo em meu objetivo", afirma o nadador que concilia os treinos com atividades do dia a dia e afirma ter planos de disputar outras travessias de longa distância ainda este ano.

Para obter mais detalhes e informações sobre o "Revezamento 24h de Natação em Águas Abertas" clique aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel