Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Mundial Paralímpico: uma prévia das Paralímpiadas

swimchannel

11/07/2015 14h20

Enquanto em Toronto inicia-se mais uma edição dos Jogos Pan-Americanos, 5,2 mil km distantes dali começa outro importante evento de grande porte. Trata-se do Campeonato Mundial Paralímpico de Natação, que terá início na próxima segunda-feira na cidade escocesa de Glasgow. Até o dia 19 de julho, os melhores nadadores paralímpicos do mundo estarão em ação no principal evento do ano e que será uma prévia dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro-2016.

Como de costume o Brasil será uma das potências do evento e espera superar o desempenho do último Mundial que foi disputado em Montreal no ano de 2013. Na ocasião a seleção brasileira conquistou 26 medalhas (11 de ouro, nove de prata e seis de bronze) e terminou na sexta colocação do quadro de medalha. Este ano o time nacional chegará muito bem cotado para voltar para casa com muitas medalhas.

Andre Brasil (foto: divulgação)

Andre Brasil disputará quatro provas em Glasgow – Foto: Divulgação

Eleito quatro vezes o melhor nadador paralímpico do mundo e vencedor do Prêmio Laureus em 2013, Daniel Dias é o grande destaque do evento. Inscrito na categoria S5 ele nadará seis provas individuais, além dos revezamentos e tentará repetir o feito de Montreal-2013 quando conquistou oito medalhas. Outra categoria que poderá turbinar o Brasil no quadro de medalhas é a S10, onde nadam André Brasil e Phelipe Rodrigues. André está inscrito para nadar quatro provas (50m e 100m livre, 100m borboleta e 100m costas) e Phelipe vai encarar os 100m e 200m livre. Ambos chegam bem cotados para novamente subirem juntos ao pódio.

Ao todo serão 23 nadadores do Brasil com destaque também para Roberto Rodriguez, Susana Schnarndorf Ribeiro e Clodoaldo Silva, todos medalhistas de ouro no último Mundial. Após as disputas em Glasgow a equipe brasileira irá para Toronto para disputar os Jogos Parapan-Americanos. Além dos brasileiros outras estrelas da natação paralímpica estarão em ação na Escócia como o canadense Benoit Huot, o ucraniano Dmytro Vynohradets e a americana Jessica Long. Veja mais informações sobre o Mundial Paralímpico de Natação no site oficial clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel