Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

XTERRA natação noturna!

swimchannel

12/08/2015 10h04

O XTERRA é o maior circuito de triathlon cross country do mundo e comemora no Brasil seu 10º aniversário. O evento também promove com bastante identidade as modalidades: corrida de rua, moutain bike, natação em águas abertas e mais recentemente o stand up paddle.

No último fim de semana , em Mangaratiba, o XTERRA ousou nas inovações da natação e produziu uma prova noturna. Parece coisa de maluco e as questões eram muitas:

  • Como o atleta vai enxergar no escuro?
  • A boia de percurso terá iluminação?
  • Os atletas terão que utilizar identificação luminosa?
  • O guia da prova (pessoa que rema no SUP) estará com iluminação?

 

Natação noturna - Foto: X3M/Divulgação

Natação noturna – Foto: X3M/Divulgação

Estive presente no evento e escutei pelo menos 30 perguntas diferentes. Como mais de 500 inscritos no evento, tive a oportunidade de "bater papo" com pelo menos 100 pessoas e todas estavam excitadas para nadar e completar a prova.

A X3M, produtora do evento, estava confiante na segurança. Cada nadador era obrigado a utilizar uma iluminação especial no óculos de natação, as boias de percurso tinham iluminação dupla (incluindo refletor de holofote), o pórtico da marca Speedo que determinava a metade do percurso e o pórtico de chegada estavam mais iluminados do que "árvore de natal "e o stand up paddle madrinha (guia da prova) tinha iluminação no corpo inteiro e lanterna na cabeça.

Largada do Swim Challenge noturno 1,5KMomento histórico do primeiro Swim Challenge noturno do XTERRA. Veja como foi a largada do 1,5K.#xterrabrazil #xterracostaverde #xterramangaratiba #triathlon #nightrun #swimchallenge #natação #swim #mountainbike #mtb #bike #corridanoturna #trailrun #corrida #run #guerreirodomar #nataçaonoturna #sup #standuppaddle #suprace #supfun #supinflavel #forçadanatureza #saindodoasfalto

Posted by Xterra Brazil on Sábado, 8 de agosto de 2015

 

Com tensão e ansiedade na largada, ampliada ao som frenético do ACDC (veja no vídeo acima), os nadadores experimentaram uma das maiores inovações em águas abertas na região sudeste do país. "Ao entrar na água, a visibilidade era quase nula e olhar para o escuro do céu era como olhar para o escura da água", comentou Marcos Campos, atleta da seleção brasileira de águas abertas e que chegou na terceira colocação geral do evento. Ao final, o sorriso estava estampado no rosto de todos os nadadores, que venceram o ousado desafio. Felizes e também aliviados.

Por Patrick Winkler

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel