Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Travessia Caraguá-Ilhabela: uma prova cheia de desafios!

swimchannel

16/10/2015 05h00

Uma das mais emocionantes e desafiadoras travessias de águas abertas do país será realizada novamente. Trata-se da consagrada Travessia Caraguá-Ilhabela, que será disputada no próximo dia 14 de novembro, entre as águas das duas cidades do litoral norte paulista e vai reunir equipes de revezamento.

Disputada pela primeira vez na década de 1940, a travessia conta com uma história única, com várias provas épicas sendo realizadas durante décadas. Após dez anos sem ser realizada ela voltou ao circuito nacional em 2013. Assim como a edição passada, a prova desse ano terá sua largada na Prainha, em Caraguatatuba com chegada em Ilhabela.

Vista da cidade de Caraguatatuba - Foto: Divulgação

Vista da cidade de Caraguatatuba – Foto: Divulgação

Poderão disputar a travessia equipes de revezamento de quatro nadadores e um dos integrantes precisa ser obrigatoriamente uma mulher. Cada atleta nadará por exatamente 30 minutos e após o término deste período é feita uma troca dentro da água. Esse processo se repete até o fim da disputa, quando os 22 km de prova estiverem completos. A organização da prova também disponibiliza um barco para os demais membros e o técnico da equipe acompanharem os companheiros durante a jornada.

A travessia é famosa por impor muitos desafios aos participantes, como a superar a força da corrente do mar, a baixa temperatura da água (média entre 22 e 24°C) e também o tempo que os nadadores passam dentro do barco esperando o companheiro de equipe nadar. Muitos nadadores acabam ficando enjoados com o balanço da água.

O quarteto Priscila, Luciana, Giuliana e Marta - Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

O quarteto Priscila, Luciana, Giuliana e Marta – Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Uma das grandes atrações dessa edição da Travessia Caraguá-Ilhabela será o quarteto formado por Giuliana Braga, Marta Izo, Luciana Akissue e Priscila Santos. As quatro nadadoras fizeram história em 2011 ao atravessar o Canal da Mancha e bater o recorde mundial por equipe na ocasião. Será a primeira vez que elas nadarão juntas novamente. "Espero é mais um ano com uma prova desafiadora, porém divertida, que fazemos entre amigos e passamos um dia especial fazendo aquilo que mais gostamos. No ano passado nenhuma equipe finalizou a prova, então neste ano acredito que todas as equipes terão um primeiro objetivo de vencer o mar e o segundo de vencer a prova", conta Giuliana, uma das membro do quarteto.

A marca de acessórios e materiais esportivos Nabaiji será novamente a patrocinadora da travessia, assim como vem acontecendo desde 2013. A inscrição para cada equipe será de R$ 1.800,00 até o dia de hoje. As equipes também poderão se inscrever até o dia 6 de novembro, quando o valor subirá para R$ 2.100,00. A organização do evento disponibiliza todo o suporte e estrutura para atendimento médico e ao fim da prova haverá uma confraternização com todas as equipes participantes. Para obter mais informações, inclusive como fazer as inscrições e ter acesso ao regulamento acesse o site: http://www.maratonaaquatica.com.br/.

Por Guiherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel