Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Coroando reis e rainhas em novos locais do Brasil

swimchannel

03/11/2015 10h00

Em 2008 o nadador Luiz Lima tinha em mente concretizar uma prova desafiadora: cruzar a nado os 35 km que separam as praias do Leme ao Pontal na cidade do Rio de Janeiro. O trecho, imortalizado pela canção "Do Leme ao Pontal" de Tim Maia, nunca havia sido concluída a nado e após quase 10 horas de percurso Luiz Lima completou o desafio e ganhou o apelido de Rei do Mar. No ano seguinte a Effect Sport criou o Desafio Rei do Mar, que premioi o melhor nadador de águas abertas nas categorias amador e profissional.

Comprovado o sucesso da empreitada, em 2010 foi criado o Desafio Rei e Rainha do Mar, que visava coroar a realeza das águas abertas cariocas e que teve uma etapa internacional nos mares de Portugal. Nos anos seguintes novas modalidades foram adicionadas ao evento, como stand-up paddle, beach run e beach biathlon, que fez o evento ganhar o título de "maior evento de esportes de praia do país". Este ano o circuito se amplia e passa a ser realizado em Santa Catarina e Ceará.

O Rei e Rainha do Mar cresce a cada ano - Foto: Reprodução do site oficial

O Rei e Rainha do Mar cresce a cada ano – Foto: Reprodução do site oficial

No dia 25 de outubro foi realizada na paradisíaca e badalada Praia Internacional de Jurerê o Rei e Rainha do Mar de Florianópolis, a primeira etapa do circuito em solo nacional fora do Rio de Janeiro, que foi aprovada pelos participantes e que deve ser realizada novamente no futuro. Agora o próximo desafio será em Fortaleza no dia 22 de novembro.

São esperados quase dois mil atletas para disputar provas de águas abertas (1 km, 2 km e 4 km), stand up paddle, beach run e beach biathlon nas águas da Praia de Iracema um dos mais famosos pontos turísticos da capital cearense. O mar de Iracema é famoso por ter águas claras e ser ótimo para nadar. No local também treinam diariamente um grupo de natação no mar que com certeza estarão prestigiando e participando da prova. Após esta etapa teremos a última do ano, no Rio de Janeiro no dia 12 de dezembro.

Vista da Praia de Iracema - Foto: Reprodução/Internet

Vista da Praia de Iracema – Foto: Reprodução/Internet

As inscrições para o evento estão abertas e poderão ser feitas até a semana do evento caso todas as vagas não sejam preenchidas. Mais detalhes aqui: http://reierainhadomar.com.br/.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel