Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Duelo EUA x Europa promete fortes emoções

swimchannel

10/12/2015 17h00

Amanhã começa mais uma edição do The Duel in The Pool, competição no formato de duelo que opõe a seleção americana e um combinado europeu na cidade de Indianápolis, nos Estados Unidos. A dinâmica do evento é simples: quatro nadadores de cada equipe disputam provas individuais, além dos revezamentos. A equipe que somar mais pontos é a campeã. Disputado de dois em dois anos o duelo já viu até recorde mundial em edições passadas.

A primeira edição aconteceu em 2003 e reuniu as duas maiores potências da natação mundial: os Estados Unidos e a Austrália. Nas seguintes em 2005 e 2007 novamente americanos e australianos estiveram frente a frente com vitória ianque em todos os certames. Vale relembrar que na primeira edição Michael Phelps bateu o recorde mundial nos 400m medley e em 2007 Libby Trickett abriu o revezamento misto aussie (como são conhecidos os australianos) e tornou-se a primeira mulher a nadar os 100m livre abaixo dos 53 segundos.

Lochte dá mostras de que esta recuperado da lesão no joelho - Foto de Clive Rose

Lochte será a estrela do time americano – Foto: Clive Rose

O evento passou em 2009 a ser um duelo entre os Estados Unidos e um combinado europeu, após a Austrália abrir mão da disputa. Desde então os americanos somam três triunfos (2009, 2011 e 2013). Se o Team USA venceu sem dificuldades as duas primeiras edições o resultado do último encontro foi apertadíssimo. Apenas um ponto separou a seleção americana do time europeu. E este ano a expectativa é que teremos uma disputa bem acirrada mais uma vez.

Com a ausência os fenômenos Michael Phelps e Katie Ledecky a seleção americana sem dúvida perde força. Mas, ainda assim terá um excelente plantel com nomes como Ryan Lochte, Missy Franklin, Nathan Adrian e Simone Manuel. Por outro lado, a Europa também tem alguns desfalques como Florent Manaudou e Sarah Sjöström, mas leva a Indianápolis atletas que medalharam no Campeonato Europeu de piscina curta da semana passada como Daniel Gyurta, Ranomi Kromowidjojo e Laszlo Cseh. O time europeu ainda vai contar com dois atletas que bateram recordes mundiais em Netanya: Katinka Hosszu e Gregorio Paltrinieri.

Katinka Hosszu venceu as provas de medley em Barcelona

Katinka Hosszu estará em ação no The Duel in The Pool – Foto: Reprodução/Internet

Fica difícil apontar um favorito com tantos nomes de expressão. Os americanos nadam em casa de olho em manter a hegemonia, já os europeus vêm com um time forte e de olho na oportunidade de quebrar o tabu e conquistar o The Duel in Pool pela primeira vez. A competição começa nesta sexta e pode ser acompanhada no site da USA Swimming, clicando aqui.

Façam suas apostas!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel