Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Nadando abaixo de zero

swimchannel

24/03/2016 15h19

Imagine montar uma piscina de 25 metros no meio da neve durante o duro e rigoroso inverno russo e convidar atletas de várias partes do mundo para disputar um Campeonato Mundial de natação. Considera isso algo absurdo de ser realizado? Pois saiba que não é, afinal isso realmente aconteceu.

Durante os dias 8 e 12 de março, na cidade de Tyumen, localizada na região da Sibéria, foi disputada a 10ª edição deste peculiar campeonato internacional de natação. Realizado anualmente em locais gélidos, o Mundial 2016 reuniu mais de 1200 nadadores de 42 países, com idades de 8 a 92 anos.

Os nadadores foram separados por idade e disputaram provas de 50 a 200 metros. Além da condição climática, que não era nada agradável com a baixa temperatura, os atletas ainda nadaram em águas geladas que não tinham aquecimento e foram extraídas diretamente de um rio que ficava nas proximidades.

Vista da piscina do evento - Foto: Divulgação do evento

Vista da piscina do evento – Foto: Divulgação do evento

Maria Luisa Lozano Letelier, que nadou sete provas na categoria 30 a 39 anos de idade, foi a única representante do Brasil no Mundial. Ela não subiu ao pódio, mas terminou em as dez melhores colocadas em todas as provas que nadou. País anfitrião a Rússia for a grande vencedora no quadro geral de medalhas, seguida pela Finlândia outro país famoso pelas baixas temperaturas.

A realização do Mundial de inverno motiva também aqueles que são a favor da entrada da modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno, algo que por enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) não tem interesse em aderir.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel