Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

França: os classificados e as escolhas para o Rio

swimchannel

05/04/2016 16h59

O que se falava sobre os índices olímpicos estabelecidos pela França se concretizou na seletiva nacional: poucos alcançaram as difíceis marcas estipuladas pela federação de natação do país, bastante abaixo dos tempos definidos pela FINA. Assim, sobrou ao head coach dos bleus, Jacques Lefavre, a responsabilidade de definir os atletas, através de seus resultados, que irão compor o time que vem ao Brasil para os Jogos em agosto.

Florent Manaudou (foto: Josep Lago/AFP)

Florent Manaudou (foto: Josep Lago/AFP)

Sem grandes problemas, Florent Manaudou carimbou o passaporte mais esperado para o Rio nos 50m livre (21ss42) – o que não fez nos 100m. Jérémy Stravius manteve a performance do Golden Tour e venceu três provas: 100m e 200m livre e 100m borboleta, com as melhores marcas de sua vida, e índice no primeiro (21s42). Camille Lacourt, no 100m costas (52s95) e Clément Mignon, também nos 100m livre (48s01) fecham a lista de atletas que conseguiram índice individualmente. Pelas suas marcas, Manaudou e Mehdy Metella podem compor o revezamento 4×100 livre ao lado dos primeiros, enquanto o 4×200 teria Stravius, Jordan Pothain, Yannick Agnel (atual campeão olímpico e surpresa por não ter conseguido o índice) e Lorys Bourelly.

Quem sobra para as duas vagas do masculino? Bem, Lefravre deve definir nos próximos dias. Ele pode completar seu time para as provas individuais, contanto que tenham alcançado o índice da FINA.

No feminino, como esperado, a situação é ainda pior: apenas duas nadadoras alcançaram as marcas estabelecidas pela França. Depois de críticas, de que pareciam satisfeitas em nadarem apenas semifinais no Mundial de Kazan, as francesas tiveram o duro teste de alcançar barreiras de tempo que as colocaria, em teoria, em uma final olímpica. Charlotte Bonnet conseguiu a vaga nos 200m livre (1m56s32), enquanto Coralie Balmy fez o tempo nos 400m (4m05s38). O 4x100m feminino deve ter, além de Bonnet, Béryl Gastaldello, Mathilde Cini e Anna Santamans.

Balmy ainda pode nadar os 200m e 800m, pois alcançou a marca da FINA, enquanto Bonnet pode disputar os 100m. No total, apenas oito atletas alcançaram os tempos definidos pela federação internacional, o que facilita a escolha das 6 integrantes do grupo Rio.

Para as mulheres e homens da França, ainda resta o Campeonato Europeu como seletiva, no próximo mês.

Por Mayra Siqueira

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel