Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O retorno do campeão

swimchannel

06/06/2016 13h29

No dia 9 de agosto de 2015 a Kazan Arena estava perplexa e surpresa. A raia 2 da grande final dos 1500m livre estava vazia. Favorito para conquistar mais uma medalha de ouro, Sun Yang havia sumido e ninguém sabia onde o campeão olímpico estava. O chinês já havia vencido os 400m e 800m livre e cairia na água no último dia do Mundial de Kazan para defender seu título na prova mais longa da natação. Porém, ele não compareceu e o italiano Gregorio Paltrenieri ficou com o ouro.

Alguns boatos sobre sua ausência surgiram na piscina em Kazan. Uma suposta briga com a brasileira Larissa Oliveira na piscina de aquecimento durante as eliminatórias foi um deles. Um ataque de fúria no vestiário que terminou com armários quebrados foi outro. Porém, foi o próprio Yang quem contou o que aconteceu. Após sentir-se mal na piscina de soltura ele resolveu não disputar a final e não comunicou ninguém. O chinês havia sido punido por doping no ano anterior por uso de remédios controlados para problemas cardíacos.

Sun Yang espera vibrar no Rio-2016 - Foto: Michael Sohn/AP Photo

Sun Yang espera vibrar no Rio-2016 – Foto: Michael Sohn/AP Photo

Após o Mundial Yang sofreu um acidente que resultou em uma fratura no pé direito que o deixou de molho por meses e o impediu de nadar o Campeonato Chinês, que foi seletiva olímpica de seu país. Enquanto outros fundistas como Paltrinieri, Mack Horton e Gabrielle Detti tiveram bons resultados nesta temporada, as chances de Yang ir ao pódio no Rio eram colocadas em cheque. Mas as opiniões negativas poderão mudar após sua performance no Grand Prix de Santa Clara nesse fim de semana.

Mesmo estando muito tempo parado Yang deu mostras de recuperação e de que esta na luta por medalhas. Inscrito para nadar três provas, ele só desistiu dos 1500m livre. Porém, seu desempenho nos 200m e 400m livre foram muito bons. Nos 200m ele estabeleceu o melhor tempo do mundo em 2016: 1min44s82, marca que lhe credencia como candidato ao pódio olímpico numa das provas mais imprevisíveis dos Jogos. Já nos 400m livre ele nadou apenas as eliminatórias e fez 3min43s55, segundo melhor tempo do ano e que já começa a fazer sobra ao australiano Horton, grande favorito ao ouro.

O chinês foi bem em Santa Clara – Foto: Michael Sohn/AP Photo

O chinês foi bem em Santa Clara – Foto: Michael Sohn/AP Photo

Tido como uma incógnita devido as poucas competições disputadas desde Kazan, Yang mostrou ao mundo neste fim de semana que ainda está em boa forma e que pode fazer uma ótima Olimpíada no Rio de Janeiro. Os resultados em Santa Clara só colocam mais expectativa para que estes Jogos sejam épicos, algo que para nós fãs da modalidade será perfeito.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel