Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Joseph Schooling: a confirmação da promessa

swimchannel

13/08/2016 19h19

Michael Phelps já havia feito história nos 200m medley ao tornar-se o primeiro tetracampeão olímpico em uma prova. Ele poderia repetir essa marca nos 100m borboleta, prova que venceu em Atenas-2004, Pequim-2008 e Londres-2012. Porém, um jovem nadador de Cingapura impediu que o fenômeno americano acrescentasse esse feito a sua carreira. Aos 21 anos de idade, Joseph Schooling bateu Phelps e sagrou-se campeão olímpico no Rio-2016.

O jovem Schooling apareceu para o mundo em 2014 ao ganhar três medalhas nos Jogos da Ásia nas provas de borboleta, tendo vencido justamente nos 100 metros. No ano passado durante o Campeonato Mundial de Kazan levou o bronze nadando já casa dos 50 segundos. Nesta Olimpíada abaixou suas marcas a cada etapa e sempre na frente de todo mundo: 51s41 na eliminatória, 50s83 na semifinal e agora 50s39 na final.

Schooling bateu o recorde olímpico - Foto: Reuters

Schooling bateu o recorde olímpico – Foto: Reuters

Na decisão Schooling foi agressivo e dominante o tempo todo. Teve a melhor parcial com 23s64 e na volta imprimiu velocidade para conseguir administrar a boa vantagem obtida nos primeiros 50 metros para bater na frente com espetaculares 50s39, novo recorde olímpico e melhor marca da história na prova sem trajes tecnológicos, superando o mítico 50s40 de Ian Crocker no Campeonato Mundial de Montreal.

Esta foi final entrou para a história por registrar também um inédito empate triplo na seguida colocação. E dividindo o segundo lugar no pódio estavam nada mais, nada menos do que Michael Phelps, Chad Le Clos e Laszlo Cseh com 51s14. O trio, apontando por muitos, como favorito a levar a medalha de ouro, acabou ocupando um degrau abaixo no pódio olímpico.

Schooling ganhou a primeira medalha de Cingapura - Foto: Reuters

Schooling ganhou a primeira medalha de Cingapura – Foto: Reuters

E para mostrar como esta foi uma prova insana tivemos ainda um recorde mundial júnior do chinês Li Zhuhao que com 51s26 terminou a prova na quinta colocação. Emapte triplo, derrota de Phelps e a confirmação de uma revelação. Os 100m borboleta no Rio-2016 estarão para sempre na história como uma das maiores finais de todos os tempos.

Por Guilherme Freitas

A equipe Swim Channel na cobertura dos Jogos Rio 2016 é patrocinada pela Mormaii, a maior marca de esportes aquáticos do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel