Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

A piscina mágica de Santos

swimchannel

12/09/2016 05h00

Tem início nesta segunda o Troféu José Finkel, o campeonato brasileiro de inverno. Após 11 anos a competição voltará a ser disputada na famosa piscina do Clube Internacional de Regatas em Santos, conhecida por muitos como a piscina mágica devido ao passado de glórias e recordes mundiais estabelecidos no clube. Lá foram cravados três marcas que recordamos nas linhas abaixo.

Em 1993 aconteceram os dois primeiros recordes mundiais na piscina do clube durante o Troféu José Finkel daquele ano. Nos 100m livre o responsável foi Gustavo Borges que era a principal estrela da natação nacional e então vice-campeão olímpico na distância. Na final da prova ele nadou forte e não deu chances para os adversários, vencendo com 47s94 e batendo o antigo recorde do alemão Michael Gross.

O outro recorde mundial aconteceu três dias depois da vitória de Gustavo. Ao fim da competição foi realizada uma tomada de tempo do revezamento 4x100m livre com os quatro melhores nadadores do Brasil na época visando justamente bater o recorde mundial que pertencia a Suécia. A equipe além de Gustavo tinha Fernando Scherer, Teófilo Ferreira e José Carlos Souza. E o quarteto cumpriu a missão ao cravar a nova marca mundial em 3min13s97, tempo que foi novamente superado pelo mesmo time na final do Campeonato Mundial de curta daquele mesmo ano.

A última marca mundial na piscina do Internacional de Regatas aconteceu em 2005, durante o Torneio Open que era uma das seletivas para o Campeonato Mundial de piscina curta em Xangai. Kaio Marcio de Almeida fazia uma temporada espetacular e vinha ameaçando o recorde mundial dos 50m borboleta há alguns meses. Na final da prova ele finalmente conseguiu a façanha ao nadar para 22s60, tempo que vigorou como recorde por três anos.

A competição será também a única seletiva brasileira para o Campeonato Mundial de piscina curta, que acontece em dezembro na cidade canadense de Windsor. Serão 353 nadadores em ação e os resultados e balizamentos podem ser conferidos no site da CBDA, clicando aqui.

 Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel