Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Samir supera recorde sul-americano no Canal de Catalina

swimchannel

29/09/2016 17h09

O experiente nadador de águas abertas Samir Barel adicionou mais uma conquista ao seu currículo após concluir com sucesso nesta quinta-feira a Travessia do Canal de Catalina, uma das mais difíceis e arriscadas do mundo. O atleta partiu ontem a noite as 23h locais (3h da manhã no horário de Brasília) da Ilha de Santa Catalina rumo a costa do estado americano da Califórnia. Foram 36 km nadados nas águas geladas do Canal, boa parte delas durante a escuridão da noite.

Tudo correu bem durante a prova e ele concluiu o percurso em 8h35min40s, superando o recorde sul-americano que pertencia a Adherbal de Oliveira que este ano havia nadado em 9h10min29s.

Samir fez simulações noturnas visando a prova – Foto: Matheus Meireles

Samir completou a Tríplice Coroa de Águas Abertas – Foto: Matheus Meireles

"Tudo perfeito! Nadei bem, as condições estavam muito boas, o mar liso. Nos últimos 5 km peguei uma corrente, mas isso é normal naquele trecho, já era esperado. A equipe técnica foi excelente, o Damian Blaun fez um pacing para mim na última hora para dar ritmo, a Esther estava no barco sempre me orientando", revela Samir que juntou-se a Adherbal e Dailza Ribeiro como os únicos brasileiros a atravessarem o Canal.

Com essa conquista, o nadador torna-se o primeiro brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa de Águas Abertas que são as provas da Travessia do Canal da Mancha. Volta da Ilha de Manhattan e Travessia do Canal de Catalina. Samir tem como objetivo realizar a principais travessias do mundo e agora após um merecido descanso pelo êxito desta prova já começa a pensar nos próximos desafios.

Assista abaixo um vídeo do momento da chegada de Samir Barel a costa dos Estados Unidos:

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel