Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil ganha medalha em Pan-Americano Nikkei

swimchannel

04/10/2016 12h20

De acordo com a Associação de Nikkeis e Japoneses no Exterior existem 2,6 milhões de descentes japoneses vivendo fora do país, sendo cerca de 2,2 milhões apenas no continente americano. O Brasil é o país que mais concentra essa comunidade com aproximadamente 1,6 milhão de pessoas oriundas dessa diáspora que recentemente comemorou 100 de história. Outros países americanos como Estados Unidos, Canadá e Peru também tem muitos descendentes de imigrantes em suas sociedades. Trata-se de uma população bastante expressiva e com forte de sentimento de identidade pela cultura japonesa. Por isso, nada mais do que normal que exista uma versão exclusiva de Jogos Pan-Americanos Nikkei, evento especial para estes descendentes.

Competição aconteceu na Cidade do México - Foto ilustrativa: Satiro Sodré/SSPress

Competição aconteceu na Cidade do México – Foto ilustrativa: Satiro Sodré/SSPress

Esta competição que é pouco conhecida, teve sua 22ª edição realizada no final de setembro na Cidade do México, nas dependências do Centro Desportivo do Comitê Olímpico Mexicano. Ao todos, os atletas disputaram 11 modalidades: futebol, beisebol, vôlei, tênis de mesa, tênis de campo, judô, golfe, natação, xadrez, atletismo e boliche.

Um dos brasileiros presentes ao evento foi o nadador paulista Guilherme Sato, que conquistou uma medalha de bronze nos 100m borboleta e afirmou que gostou do desempenho na piscina. "Fico honrado em subir ao pódio levando nosso país a um novo patamar, este é só o começo de grandes conquistas", disse o atleta. Antes de embarcar para o México toda a delegação brasileira realizou seus treinamentos no Clube Atlético Juventus, em São Paulo.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel