Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Poliana nada em Hong Kong com chances de título

swimchannel

14/10/2016 14h41

A temporada 2016 da Copa do Mundo de águas abertas da Fina chega ao fim logo mais com a disputa da prova de 10 km em Hong Kong. Ao todo serão 72 atletas, 41 no masculino e 31 no feminino, caindo nas águas da Repulse Bay para descobrimos quem serão os dois campeões do circuito. Quatro atletas estão na briga pelo título e pelo prêmio de US$ 30 mil oferecido aos vencedores.

No feminino a italiana Rachele Bruni, atual vice-campeã olímpica, lidera o ranking 2016 com 66 pontos e é a grande favorita para levar a taça de campeã. Se confirmar esse favoritismo conquistará a competição pelo segundo ano seguido. Porém, ela terá uma adversária duríssima: Poliana Okimoto. Campeão em 2009, a brasileira chega a Hong Kong com uma desvantagem de oito pontos, mas ainda tem chances de sair da Ásia com o título. Para que isso aconteça Poliana precisa chegar no mínimo em sexto lugar e torcer para que a italiana faça uma prova muito ruim.

Poliana Okimoto tem chances de título em Hong Kong - Foto: Satiro Sodre/SSPress

Poliana Okimoto tem chances de título em Hong Kong – Foto: Satiro Sodre/SSPress

"Gosto muito de nadar essa etapa de Hong Kong, já fui várias vezes campeã dela. Desta vez, estou adaptada com o fuso e o clima. Vamos lutas para fazer uma boa prova e tirar essa diferença, oito pontos é complicado, mas vamos dar o nosso melhor", conta a nadadora que teve um 2016 inesquecível com a conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Na Copa do Mundo até agora ela já conquistou dois pódios.

A prova feminina ainda terá outra brasileira: Ana Marcela Cunha. Após o desempenho abaixo das expectativas no Rio-2016 quando ficou apenas décima colocação, a nadadora pretende iniciar uma volta por cima visando os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Por isso, ir bem em Hong Kong será essencial para essa recuperação de Ana Marcela, que já venceu três vezes a Copa do Mundo (2010, 2012 e 2014) e não tem mais chances de levar a taça este ano.

Allan do Carmo tenta ir novamente ao pódio na Copa do Mundo – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Allan do Carmo tenta ir novamente ao pódio na Copa do Mundo – Foto: Satiro Sodre/SSPress

Na prova masculina a disputa do título será entre Andreas Waschburger e Simone Ruffini. O alemão é o líder da temporada com 80 pontos e vê o italiano se aproximar. Na etapa passada em Chun'An Ruffini venceu e diminuiu a distância para apenas seis pontos. Ambos estarão em ação na Repulse Bay e com certeza farão uma prova bastante estratégica. O Brasil terá a participação de Allan do Carmo. Na última etapa ele ficou com a medalha de bronze e novamente esta cotado para subir ao pódio da Copa do Mundo.

A prova de 10 km de Hong Kong acontece nesta sexta-feira a partir das 20h, horário de Brasília. Para acompanhar ao vivo a prova acesse o site da Fina clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel