Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O novo desafio do Aquaman

swimchannel

19/10/2016 12h56

Em 2014 a dupla de nadadores de longa distância Marcos Campos e Samir Barel em parceria com o publicitário Matheus Zica decidiram criar um projeto inovador onde buscavam mesclar a natação em águas abertas com as belezas naturais do Brasil chamado Desafios Aquaman. Ele consistia em atravessar a nado diversos cartões postais promovendo a modalidade e visitando locais de belezas únicas e importâncias históricas. Com o passar do tempo a empreitada cresceu e hoje eles também realizam algumas provas de travessias abertas ao público visando o desenvolvimento da modalidade.

Agora a dupla terá um novo desafio pela frente: concluir a Travessia do Leme ao Pontal, com cerca de 35 km de percurso que passa por diversos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Recentemente, foi criada a organização Leme ao Pontal Swimming Association (LPSA) para coordenar as travessias e transformá-la em uma das principais provas do mundo nos próximos anos. Até hoje apenas quatro nadadores concluíram o percurso: Adherbal de Oliveira, Paulo Amaral, Patrícia Farias e o pioneiro Luiz Lima que atravessou a nado os dois pontos em 2008.

O nadador Marcos Campos - Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

O nadador Marcos Campos – Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

Dessa vez a dupla terá missões distintas na Travessia do Leme ao Pontal. Apenas Marcos irá atravessar a nado a distância, tendo o auxílio de Samir como técnico no barco de apoio que vai acompanhar as braçadas do nadador. "A LPSA está totalmente alinhada com a proposta do projeto Travessias e Desafios Aquaman de divulgar a maratona aquática e a preservação do patrimônio histórico e ambiental do nosso país. Me sinto honrado em poder fazer parte dessa história e vou treinar muito para vencer mais esse desafio", conta Marcos que este ano concluiu a tradicional Travessia de Key Biscane, na Flórida.

Após concluir e superar o recorde sul-americano na Travessia do Canal de Catalina, Samir Barel lembra que Marcos vai encontrar algumas dificuldades como as fortes ondulações, as baixas temperaturas da água, o vento forte e a possibilidade de águas-vivas pelo caminho, porém, confia que seu amigo tem totais condições de fazer uma boa prova, que ainda não tem data definida e irá acontecer no mês de dezembro.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel