Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Vem ai mais uma Travessia Caraguá-Ilhabela

swimchannel

16/11/2016 15h22

No próximo sábado, dia 19 de novembro, acontece uma das mais desafiadoras travessias em águas abertas do Brasil. Uma semana depois da realização de outra tradicional prova, a 14 Bis, as águas do litoral norte paulista serão palco da Travessia Caraguá-Ilhabela, evento que foi disputado pela primeira vez na década de 1940 e onde equipes de revezamento encaram 22 km de natação entre o canal que liga as duas cidades.

Segundo as regras apenas equipes de revezamento podem disputar a travessia. O time precisa ter obrigatoriamente uma mulher entre os quatro membros e cada atleta nadará por exatamente por 30 minutos. Quanto este tempo se esgotar é feita dentro da água a troca dos nadadores. O processo vai se repetindo até o fim da disputa que tem tempo limite de 2 horas após o término da primeira equipe ou duração máxima de 10 horas. Além disso, a organização disponibiliza um barco de apoio para os atletas e o técnico da equipe poderem acompanharem o percurso.

 

Largada da edição passada da Travessia Caraguá-Ilhabela - Foto: Reprodução

Largada da edição passada da Travessia Caraguá-Ilhabela – Foto: Reprodução

 

Esta travessia é famosa por impor diversos obstáculos aos participantes. A começar pela temperatura da água que fica em torno de 22°C e 24°C. As águas da região também são conhecidas pela forte correnteza que muitas vezes atrapalha o nado do atleta que precisa se superar para concluir o percurso. Novamente o ponto de partida da Caraguá-Ilhabela 2016 se dará na Prainha, em Caraguatatuba, com chegada em Ilhabela.

Assim como acontece desde o retorno da prova ao calendário nacional em 2013, a marca de acessórios e materiais esportivos Nabaiji será novamente a patrocinadora da travessia. As inscrições já estão encerradas e ao fim do evento acontecerá uma confraternização com todas as equipes participantes. Para obter mais informações da travessia acesse o site clicando aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel