Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Henrique Barbosa anuncia a aposentadoria

swimchannel

28/11/2016 14h00

Semana passada foi realizado na cidade Palhoça a última competição de nível absoluto da natação brasileira. Trata-se do Torneio Open, que também foi a primeira seletiva para os Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos de Budapeste e Júnior de Indianápolis. O evento esteve um pouco esvaziado, mas mesmo assim registrou alguns bons resultados. O Open marcou também a despedida de um dos principais peitistas dos últimos anos: Henrique Barbosa.

Revelado pelo Minas Tênis Clube, e com passagens em grande clubes como Pinheiros, Flamengo, Fluminense e Unisanta, Henrique Barbosa decidiu pendurar os óculos e calção ao término da competição em Palhoça. "Saio com a sensação de dever cumprido! Sei que pude contribuir muito para o esporte brasileiro, principalmente para a natação. A decisão de parar não é fácil, mas era hora. Posso ajudar mais na evolução da modalidade, apoiando a nova geração a alcançar seus sonhos", conta o agora ex-nadador. E na competição derradeira não passou batido, tendo conquistado a medalha de prata nos 200m peito, atrás apenas do campeã pan-americano Thiago Simon.

Henrique Barbosa chegou a seleção em 2002 aos 15 anos – Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Henrique Barbosa chegou a seleção em 2002 aos 15 anos – Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA

Henrique foi um dos principais nadadores de peito do Brasil nos últimos anos. Se destacou desde cedo nas categorias de base e conseguiu seu primeiro pódio no Troféu Brasil em 2002, aos 15 anos, quando também chegou a seleção principal. Mudou-se para os Estados Unidos, onde foi estudar e treinar pela Universidade da Califórnia. Na natação americana conquistou resultados de expressão e foi campeão nos 100 peito em 2006. Rodou o mundo treinando e competindo em vários países, somando medalhas e títulos na Espanha e França. Pela seleção esteve em dois Jogos Olímpicos (Pequim-2008 e Londres-2012) e ganhou duas medalhas de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007. Na final dos 100m peito no Troféu Maria Lenk em 2009 estabeleceu um novo recorde sul-americano (59s03) que só foi superado este ano na Olimpíada do Rio por Felipe França.

Um dos momentos mais marcantes da carreira de Henrique aconteceu no Troféu Maria Lenk em 2008. Na ocasião quatro nadadores lutavam por uma vaga no time olímpico do Brasil: Eduardo Fischer, Felipe Lima, Felipe França e Henrique Barbosa. Fischer fez o índice na primeira eliminatória. Na segunda bateria foi a vez de Felipe Lima fazer o índice. Na última Felipe França e Henrique fizeram o tempo exigido. Uma sequência de três baterias eliminatórias de 100m peito que levou a torcida presente as arquibancadas do Parque Aquático Maria Lenk a loucura. Na final no dia seguinte nenhum deles melhorou a marca.

Pela CAL Henrique venceu o NCAA em 2006 – Foto Satiro Sodre/SSPress

Pela CAL Henrique venceu o NCAA em 2006 – Foto Satiro Sodre/SSPress

Após uma carreira recheada de bons resultados, Henrique optou por deixar a natação, mas não estará longe do esporte. Ao lado do amigo e companheiro de seleção brasileira por vários anos, Nicolas Oliveira, Henrique criou a agência Dream Big Club, que presta consultoria a atletas que pretendem competir no sistema universitário nos Estados Unidos e no exterior.

por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel