Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um diamante chamado Murilo Sartori

swimchannel

20/12/2016 03h00

No começo do mês aconteceu na cidade de Aracaju o Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, competição que reuniu os melhores nadadores das categorias infantil 1 e 2. Um evento muito forte que registrou 11 recordes nacionais de categoria e 13 novas marcas de campeonato. Entre todos os bons atletas presentes a piscina do Parque Aquático Zé Peixe um deles se sobressaiu pelos resultados bastante expressivos: Murilo Sartori.

 

Há algum tempo o jovem nadador da Natação Americana vem chamando a atenção de muita gente da comunidade aquática graças a sua incrível evolução que resultam em históricas performances e quebras de recordes. Sartori vem superando marcas desde o petiz quando surgiu de vez para o cenário nacional durante o Sudeste Mirim Petiz de Verão. Na ocasião superou três recordes paulistas. Ano passado, na categoria infantil 1, enfileirou medalhas de ouro e prêmios de índice técnico em Campeonatos Paulista, Brasileiro, Troféu Kim Mollo e Troféu Chico Piscina.

Murilo Sartori - Foto: Liliane Yoshino/FAP

Murilo Sartori – Foto: Liliane Yoshino/FAP

Neste ano ele esta ainda melhor. Antes do Brasileiro de Verão em Aracaju ele já havia superado recordes estaduais e brasileiros. Na piscina curta estabeleceu recordes paulistas dos 100m ao 1500m livre, mostrando uma diversidade impressionante para nadar provas tão distintas. Na piscina longa também havia brilhado no Campeonato Paulista de Inverno e também no Troféu Chico Piscina. A performance magnífica no Brasileiro Infantil foi a cereja do bolo de Sartori. O jovem nadador terminou a competição com quatro vitórias (100m, 200m e 400m livre e 200m medley), três novos recordes de campeonato (todos nas provas de livre batendo inclusive marcas de Felipe Souza Ribeiro e Brandonn Almeida) e premiado como atleta mais eficiente e dos melhores índices técnicos. Atingiu ainda a histórica marca de tornar-se o primeiro nadador latino-americano a romper a barreira dos 52 segundos nos 100m livre: marcou 51s92 na prova.

 

Sartori chama atenção pela sua técnica e estilo de nado, bastante elogiado por muitos técnicos. As divisões de parciais sempre constantes mostram que ele sabe muito bem administrar suas provas. E a performance nos 400m livre em Aracaju mostra também que o jovem nadador treinado por Fabio Cremonez, é um dos maiores talentos surgidos nos últimos anos. Seu tempo de 4min01s70 lhe daria o título de campeão brasileiro nas categorias juvenil 1 e juvenil 2. Uma mostra que tende a evoluir nas próximas temporadas.

Sartori e seu técnico Fabio Cremonez - Foto: Liliane Yoshino/FAP

Sartori e seu técnico Fabio Cremonez – Foto: Liliane Yoshino/FAP

Em 2017 Sartori passa a competir na categoria juvenil 1 e provavelmente também estará em ação nos campeonatos nacionais absolutos com as grandes estrelas da natação brasileira. Com 15 anos de idade ele estará elegível para disputar uma vaga na seleção brasileira que vai ao Campeonato Mundial Júnior de Indianápolis (a competição masculina será para atletas de 15 a 18 anos) e se continuar nadando neste nível fatalmente deverá estar nas seleções dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2018 e do Campeonato Mundial Júnior de 2019.

 

Murilo Sartori é um diamante que vem sendo muito bem lapidado. Ainda é cedo para criar grandes expectativas, mas graças aos ótimos resultados recentes e a constante evolução a tendência normal é vê-lo no futuro integrando a seleção principal como aconteceu vários outros nadadores que brilharam nas categorias de base.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel