Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

O Vai-vem aquático

swimchannel

02/01/2017 15h08

O mês de janeiro é considerado no futebol como um mês de especulação. Nesta época do ano é hora dos clubes se movimentarem na busca por reforços indo as compras ou dispensar de atletas visando conseguir engordar o caixa. Nas páginas de jornais, sites na internet ou nos programas esportivos da TV o que mais lemos e ouvimos é "quem será que o seu time vai contratar?" Mas esse mercado de transferências também acontece na natação e movimenta diversos clubes e equipes, o famoso vai-vem aquático.

No último dia de 2016 alguns contratos de nadadores com clubes chegaram ao fim. Enquanto alguns atletas já acertaram com novos clubes, outros ainda estão em fase de negociação. E desta vez existem outras pendências que podem arrastar negociações até a assinatura do contrato, como a crise econômica pela qual passa o Brasil e o impasse da renovação de patrocínio da CBDA com os Correios. Com menos dinheiro em caixa alguns contrato terão redução de valores já que os clubes estão economizando.

Leo de Deus tem a sexta melhor marca do ano - Foto: Satiro Sodré

Leo de Deus troca o Corinthians pela Unisanta – Foto: Satiro Sodré/SSPres

Entre os atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos alguns utilizaram as redes sociais para anunciar suas novas jornadas. Os semifinalistas no Rio-2016 Henrique Rodrigues e Leonardo de Deus divulgaram mensagens de agradecimento e reconhecimento para seus antigos clubes, Pinheiros e Corinthians, respectivamente. E ambos já têm casa nova para 2017. Henrique será nadador do SESI. Já Leo acertou com a Unisanta e terá a companhia de Thiago Simon, que também deixa o Corinthians e estará representando a equipe santista a partir deste ano.

Se estes atletas já definiram seu futuro, outros ainda seguem negociando novos acordos. Os contratos dos finalistas olímpicos João de Lucca e Bruno Fratus com o Pinheiros expiraram ao fim de 2016 e eles ainda não anunciaram quais equipes defenderam neste ciclo olímpico. Assim como o futebol, este será um mês com muitas notícias e anúncios de transferências de nadadores entre os clubes brasileiros. E mesmo com as indefinições dos esportes aquáticos, o vai-vem aquático segue a todo vapor neste verão.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel