Swim Channel

O agitado bastidor da natação internacional

swimchannel

O ano de 2017 começou movimentado nos bastidores da natação internacional. Como não se via há algum tempo, foram feitos muitos anúncios de parcerias entre marcas, federações e atletas. Novos vínculos envolvendo países importantes e também o fim de contratos bastante antigos.

Sem dúvida a negociação que mais causou barulho foi a do fim da parceria entre Speedo e Austrália. Uma relação firmada desde os anos 1950 e que terminou com a não renovação do contrato entre as partes. A partir desta temporada a Swimming Australia passa a ser vestida pela Arena, marca que vem crescendo no mercado mundial e que patrocina diversas estrelas da natação australiana como as irmãs Bronte e Cate Campbell e o velocista James Magnussen. A marca italiana também anunciou sua renovação com a campeã olímpica Sarah Sjöström até os Jogos Olímpicos de Tóquio-202, porém, perdeu um de seus atletas de elite.

Marco Koch já testou o Adizero XVI – Foto: Adidas/Divulgação

O alemão Marco Koch deixou o time Arena e foi anunciado esta semana como novo membro da equipe da Adidas. O atual campeão mundial dos 200m peito afirmou que está empolgado para utilizar pela primeira vez em competição o traje Adizero XVI, que classificou como muito veloz. E por falar em Alemanha, a federação do país firmou contrato com a Finis que passará a confeccionar os materiais de treino e já produziu trajes de competição personalizados nas cores da bandeira do país.

Quem também se mexeu na busca por espaço na natação europeia foi a TYR que é a nova parceira da natação do Reino Unido. A marca assinou um longo contrato de oito anos de duração com os britânicos que também irá atender os demais esportes aquáticos. A mesma TYR anunciou recentemente a contratação de Ryan Lochte, que havia perdido seu contrato com a Speedo após o escândalo do falso durante os Jogos do Rio-2016. Lembrando que a empresa americana também é patrocinadora da França e da Dinamarca, com quem renovou contrato.

A Austrália agora é Arena – Foto: Robert Cianflone

Um início de ano movimentado no mercado mundial da natação e que ainda vai gerar novos contratos, afinal estamos no início da temporada e existem atletas sem contrato vigente. Caso de Katinka Hosszu que ainda não renovou seu contrato com a Arena. Com certeza teremos mais novidades nos próximos meses.

Por Guilherme Freitas