Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Um desafio inesquecível nas águas do Rio Negro!

swimchannel

20/02/2017 00h24

Cruzando três países (Colômbia, Venezuela e Brasil) ao longo de 2,2 mil km, o Rio Negro é o mais extenso rio de águas negras do mundo e o segundo maior em quantidade de volume de água, atrás apenas do gigante Amazonas. Ele também é protagonista em um dos mais belos espetáculos da natureza: o encontro das águas, que é quando as águas escuras do Rio Negro se esbarram com as águas barrentas do Rio Solimões. Por aproximadamente 6 km as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar. Uma das atrações mais famosas da região amazônica e que vale o passeio.

Uma outra atração que também vale o passeio é nadar o Rio Negro Challenge 2017. Organizado pela Aquática Amazonas e disputado na Praia da Ponta Negra de Manaus, o evento será composto por duas competições distintas: a Maratona Aquática e o Circuito Curumim. A Maratona Aquática contemplará duas travessias de 1,5 km e de 3 km e o Curumim é destinado aos atletas de 8 a 13 anos com uma prova mais curta de 500m. E algumas características fazem dessa prova ser algo especial.

A travessia acontece no dia 30 de abril – Foto: Organizador do evento

A começar pelo grau de acidez elevado da água (cerca de -PH 3,8 a 4,9). No Rio Negro a densidade é baixa, o que dificulta bastante a flutuação do nadador dentro d'água e lhe dá a sensação de estar afundando. Ou seja, o atleta que encarar essa travessia precisa estar preparado para enfrentar este tipo de desafio e poupar energia ao longo do percurso para não cansar demais no início da prova. Um evento que ajuda a fortalecer a parte mental do nadador em busca da melhor estratégia.

Outra característica interessante da prova é a temperatura da água. No Rio Negro ela gira por volta dos 28°C, uma temperatura bem acima da média das principais provas em águas abertas que os atletas estão acostumados a nadar, principalmente quando comparada a água do mar. Encarar estas condições é outro teste para o nadador que procura por novos desafios e que faz com que o Rio Negro Challenge seja um evento bastante atrativo.

Mapa do percurso das provas de 1,5 km e 3 km – Foto: Organizador do evento

Uma curiosidade sobre o local do evento é que o ciclo da seca e da cheia do Rio Negro varia ao longo do ano. Entre dezembro e junho a região amazônica entra no clico de cheia devido à estação de chuvas. Com isso a faixa de areia fica mais curta e o rio mais alto, cerca de 30 metros acima do nível do mar. No ciclo de seca, com poucas chuvas entre julho e novembro, a faixa de areia aumenta e o nível do rio cai cerca de 15 metros acima do nível do mar.

O Rio Negro Challenge 2017 é um dos principais eventos dos esportes aquáticos da região Norte e uma prova que traz uma experiência única, afinal, é onde o atleta poderá testar seus limites em um local totalmente diferente daquele que ele está acostumado a encarar ao longo do ano. E como tudo não se resume ao esporte, ele também poderá curtir a bela região tropical da Amazônia nos momentos de descanso.

O encontro das águas entre o Negro e o Solimões – Foto: Reprodução

As inscrições para a Maratona Aquática e o Circuito Curumim já estão abertas e podem ser feitas através do novo serviço da SWIM CHANNEL: o inscrição de provas. Clique aqui, escolha sua prova e boa competição nas águas do Rio Negro!

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel