Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Cameron McEvoy: o mais rápido do mundo em 2017

swimchannel

10/04/2017 16h08

Os Jogos Olímpicos do Rio-2016 foram ruins para a natação australiana. Considerados como os grandes favoritos para terminarem na frente no quadro de medalhas e com uma nova geração que prometia brilhar na piscina carioca, os aussies tiveram um desempenho bem abaixo do esperado no Olympic Aquatic Stadium. Deixaram o Rio de Janeiro com apenas dez medalhas conquistadas, um número modesto para quem é uma potência mundial da natação e ainda mais diante do desempenho avassalador dos americanos com 33 pódios.

Mas pelo que parece os Jogos Olímpicos já ficaram para trás. Começou ontem, em Brisbane, o Campeonato Australiano de natação que será seletiva do país para o Mundial de Esportes Aquáticos. Até a próxima quinta-feira os principais atletas do país cairão na água em busca não só das vagas para o time que vai a Budapeste-2017, mas também buscando reerguer a natação australiana. E pelos resultados até aqui a missão está sendo cumprida.

Cameron McEvoy começou bem a temporada mais uma vez – Foto: Reprodução

Logo no primeiro dia de competições já tivemos um resultado bastante expressivo. O velocista Cameron McEvoy venceu os 50m livre anotando o tempo mais rápido do mundo em 2017: 21s55. O nadador foi absoluto em toda a prova e não foi ameaçado em momento algum já que o segundo colocado, James Roberts, chegou 36 centésimos depois. McEvoy ainda nadou hoje os 200m livre terminando em quinto lugar com 1min47s60. Ele ainda tem na quarta-feira os 100m livre para disputar. McEvoy busca um destino diferentes das temporadas anteriores quando cravava as melhores marcas no início do ano e depois não conseguia melhorá-lhas nos principais eventos.

Outros bons resultados vieram nas provas femininas. Nos 100m livre as irmãs Campbell fizeram as melhores marcas da temporada 2017. Nas eliminatórias Cate marcou 52s78 e na final Bronte foi mais veloz com 52s85. Destaque também para os 53s12 de Emma McKeon que mostram que o 4x100m livre aussie chegará bem a Budapeste. Já nos 100m costas Emily Seebohm não deu chance as adversárias e com 58s62 fez seu melhor resultado na distância desde o Campeonato Australiano do ano passado. Outros campeões nestes primeiros dias foram Mitchell Larkin nos 200m costas (1min56s66), Emma McKeon nos 100m borboleta (57s27), David Morgan nos 100m borboleta (51s81) e Mack Horton nos 400m livre (3min44s18).

As irmãs Campbell lideram o ranking dos 100m livre em 2017 – Foto: Reprodução/Internet

O Campeonato Australiano pode ser acompanhado ao vivo pelo streaming através do site oficial da Federação Australiana que você pode ver aqui. As finais tem transmissão diária a partir das 19h30 locais (6h30 no horário de Brasília). Os resultados completos de todas as provas podem ser encontrados aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel