Swim Channel

Adam Peaty: hegemonia cada vez maior no nado peito

swimchannel

Teve início ontem em Sheffield o Campeonato Britânico de natação, mais um evento de alto nível neste mês de abril e também seletiva nacional para o Mundial de Budapeste. A competição, que vai até domingo, já registrou bons resultados como os 3min44s74 de James Guy nos 400m livre (4º melhor tempo do ano) e os 4min34s12 de Hannah Miller nos 400m medley (2ª melhor marca do ranking mundial). Mas mesmo estes bons desempenhos não chegam nem próximo do dono da melhor performance até o momento que atende pelo nome de Adam Peaty.

Na atualidade não existe ninguém capaz de nadar no mesmo nível do inglês nas provas de 50m e 100m peito. Ontem ele mostrou mais uma vez que é absoluto nos 100m peito. Nas eliminatórias já mandou 58s86 e passou para a final com uma vantagem de quase dois segundos para o segundo melhor tempo. Na finalíssima não tomou conhecimento dos adversários e só tinha o relógio como adversário. Fez 57s79, a quarta melhor performance de todos os tempos (assista a prova abaixo).

Com esse resultado Peaty agora detém as oito melhores marcas da história da prova. Ele é o único atleta que já conseguiu romper a barreira dos 58 segundos, conseguindo esta façanha em quatro oportunidades. Também é o único a nadar a parcial de peito no revezamento 4x100m medley na casa dos 56 segundos, feito que conquistou na final olímpica nos Jogos do Rio-2016 quando os britânicos ficaram com a medalha de prata. Assim como Katie Ledecky nas provas de fundo, Adam Peaty esta em outro nível e quem for nadar contra ele já entra na água para disputar a medalha de prata.

Após a etapa o nadador concedeu uma entrevista a Federação Britânica e afirmou que ainda há muito trabalho pela frente e que espera melhorar ainda mais suas futuras performances nos 100m peito para tentar baixar seu recorde mundial que é de 57s13. Neste campeonato o nadador optou por não nadar os 200m peito para se concentrar na velocidade.

Adam Peaty é hoje o melhor nadador de peito da atualidade – Foto: Alessandro Koizumi/Swim Channel

Nos 50m peito, disputados nesta terça-feira ele mais uma vez mostrou sua superioridade. Atual campeão e recordista mundial da distância, Peaty nadou nas eliminatórias para 26s62, melhor tempo da temporada e apenas 20 centésimos acima de sua melhor marca. Números que foram atualizados horas depois na final. Ele permanece como líder do ranking mundial, mas com um tempo melhor: 26s48, apenas seis centésimos acima de seu recorde mundial. O jovem britânico de 22 anos segue fazendo história e levando o nado peito para outro patamar.

Por Guilherme Freitas