Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Ressaca olímpica?

swimchannel

02/05/2017 22h30

Parque Aquático Maria Lenk (foto: Satiro Sodré/SSPress)

Recorde brasileiro, melhor tempo do país sem trajes, marcas de nível mundial, melhores marcas pessoais…

Não foi isso que se viu no primeiro dia de Troféu Maria Lenk… de 2013.

Na ocasião, parece que ainda se sentia um pouco o efeito da famigerada ressaca olímpica.

Um quase recorde brasileiro, de Poliana Okimoto, nos 1500m livre. E nenhuma performance de nível mundial.

Hoje, no primeiro dia do Troféu Maria Lenk de 2017, também ano pós-olímpico, o cenário foi diferente. Bem diferente.

Joanna Maranhão (foto: Satiro Sodré/SSPress)

A começar pelo recorde brasileiro de Joanna Maranhão nos 400m livre, com 4min09s41. Sete centésimos mais rápido da marca anterior de Manuella Lyrio, que não nadou a prova. Passou mais fraco que a antiga recordista (2min04s35 x 2min03s70) e teve forças para uma ótima volta.

Joanna é a única mulher a vencer as provas de todos os estilos na história da competição. E, à exceção do nado peito, já venceu em todos os nados com recordes nacionais e/ou continentais.

Nos 100m borboleta, Henrique Martins mostrou a que veio já nas eliminatórias. Com 51s57, anotou a melhor marca da história do país sem trajes tecnológicos, que pertencia a Kaio Márcio de Almeida no longínquo ano de 2007 com 51s99.

É também um tempo que lhe daria a quinta posição nos últimos Jogos Olímpicos. Um alento para o nado que até ano passado era considerado o ponto fraco do revezamento 4x100m medley nacional?

Henrique Martins (foto: Satiro Sodré/SSPress)

Nos 100m peito, Felipe Lima fez algo semelhante: 59s32 nas eliminatórias, tempo que lhe daria a sexta posição na última Olimpíada. Com um sabor a mais de redenção: ficou fora dos Jogos Olímpicos, mesmo tendo sido bronze na prova no Mundial de 2013, em Barcelona.

Uma competição que foi a melhor de sua vida e que ele pretende reeditar este ano em Budapeste.

Na final, João Gomes Júnior, esse sim finalista olímpico, levou com 59s41.

Com esses tempos, Felipe e João se colocam em posição privilegiada na briga por duas vagas das oito em jogo para o Mundial de Budapeste, que serão decididas por índice técnico.

Outras provas: melhor marca pessoal para o vencedor dos 400m livre masculino, Guilherme Costa, com 3min49s49; dobradinha argentina nos 100m peito feminino com Macarena Ceballos (1min08s00) e Julia Sebastian (1min08s05), com a melhor brasileira sendo Jhennifer Alves (1min08s43); e as duas semifinalistas olímpicas dominaram os 100m borboleta feminino, Daiene Dias (58s98) e Daynara de Paula (59s07).

Nos revezamento 4x50m livre, destaque para as parciais de, no feminino, Lorrane Ferreira abrindo (25s12) e Alessandra Marchioro lançada (24s32) e, no masculino, Cesar Cielo fechando (21s32).

Sem ressaca por enquanto nesse Maria Lenk.

Por Daniel Takata

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel