Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Rio Negro Challenge por Catarina Ganzeli

swimchannel

02/05/2017 14h59

Na manhã do último domingo aconteceu o Rio Negro Challenge Amazônia na praia da Ponta Negra, em Manaus. Foram mais de 200 nadadores em ação neste evento que movimentou a capital amazonense e já se tornou tradicional quando o assunto é águas abertas.

Com apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria do Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a competição foi realizada em duas provas de 1,5 km e 3 km, em 14 categorias, entre masculino e feminino. Além disso, paralelo ao evento, ainda foi realizado o Circuito Curumim, com percurso de 500 metros, composto pelas provas Mirim (de 8 a 9 anos), Mirim 1 (de 10 a 11 anos) e Petiz (de 12 a 13 anos).

Catarina Ganzeli venceu prova feminina de 3 km – Foto: Antônio Lima/Sejel

Na distância mais longa – 3km – composta por duas voltas de 1,5km, fiquei muito feliz por ter sido a campeã da prova, sendo esta minha primeira participação neste evento. Estou bem treinada e as condições do rio, o clima e a organização da prova facilitaram meu desempenho. A temperatura da água estava a 26 graus, sem ondulações o que facilita muito a visibilidade e sem correntes, condições ideais para a prática da modalidade. A cor cobre das águas do Rio Negro faz contraste com as boias, ajudando muito na sinalização. A vice-campeã foi Elysa Oliveira Maia (La Salle) seguida por Yuri Sasai (Aquática Amazonas) . No masculino o campeão foi Flavio Montei (Newgym) que chegou em disputa acirrada com seu adversário Felipe Andrade (Aquática Amazonas), seguido de André Brito (La Salle).

Os campeões da prova de 1,5km foram Matheus Andrade (Aquática Amazonas) e Isabele Silva (Cirmman). Na noite anterior à prova foi realizado o congresso técnico em meio a entrega de kits na Aquática Amazonas onde foram exibidos vídeos de depoimentos sobre o Canal da Mancha, com o intuito de difundir a modalidade no estado. Todos os atletas receberam kits contendo camisa, touca e sacola de pano. Ao chegarem à área de competição foram feitas as marcações e entrega dos chips, além de serem repassadas as orientações referentes ao percurso. Foram premiados do 1º ao 5º colocados no geral, além dos três primeiros de cada categoria com troféus.

O pódio da prova no masculino no Rio Negro – Foto: Sinpol

Como se não bastassem essas adoráveis condições, a organização disponibiliza lanchas, botes, caiaques, barco da marinha, equipe médica e bombeiros, que garantem a segurança de todos os participantes. Os organizadores tiveram o cuidado de se certificar de que toda a equipe de resgate estivesse pronta para atender qualquer emergência antes da largada das provas, sempre prezando pela segurança das vidas que estão lidando. Algo que nem se fez necessário pelo tamanho staff e ótimas condições climáticas. A prova ocorreu maravilhosamente bem, sem nenhuma ocorrência.

Dos 210 inscritos, 32 atletas são de outras localidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Piauí, Roraima, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Salvador, Maceió, Maranhão, Brasília, além da Colômbia. No dia 3 de dezembro acontecerá a próxima etapa do circuito com uma atração a mais: a tradicional Travessia Tamandaré de 8 km cruzando o Rio Negro.

O pódio feminino da prova do Rio Negro – Foto: Reprodução/Instagram

por Catarina Ganzeli

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel