Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Circuito Unami: a natação master do interior paulista

swimchannel

05/05/2017 17h58

A piscina da Academia Elo, em Campinas, será palco no próximo domingo da segunda etapa do Circuito Unami (União da Natação Master do Interior), uma das competições para atletas masters mais tradicionais e importantes do estado de São Paulo. Ao todo são dez etapas por ano, passando por diversas cidade e clubes paulistas dando mais oportunidade para os atletas veteranos terem opção de competir e manter-se em atividade.

A organização da Unami é diferente de outros eventos realizados para nadadores masters. Neste circuito são os próprios nadadores e clubes que ajudam a equilibrar as contas da união. Os atletas através das inscrições de prova e os clubes assumindo as despesas por serem a sede. Fundador e ex-presidente da Unami, Aécio Amaral afirma que esse modo é o ideal pois ajuda a manter o alto número de participantes.

"Temos uma boa média de nadadores participando por etapas, na casa dos 550. Em alguns casos, principalmente em etapas mais tradicionais como as de Campinas e Limeira, esse número chega a passar de 600 inscritos. É um número muito bom e que reflete a popularidade da natação master no interior do estado", conta Aécio que também disputa eventos do circuito.

Vista da piscina da Elo Academia – Foto: Reprodução

O interior de São Paulo é muito grande e conta com um vasto número de atletas masters. Além da alta procura desses nadadores o circuito também recebe uma grande procura por clubes que tem interesse em sediar as competições. "Todos os anos acontece antes do circuito uma assembleia que define o regulamento, regras técnicas e também a escolha das sedes que variam anualmente. É uma forma para fazer com que todos os interessados tenham chance de ser sede algum dia", diz Aécio.

O circuito é disputado em apenas um dia e sem intervalos. Os nadadores chegam a piscina de manhã cedo e começam a nadar os eventos por categoria até a última prova, que normalmente vai até o fim da tarde. Entre as disputas tradicionais acontece um circuito paralelo voltado para iniciantes na natação master e no circuito Unami com provas de 25 metros. Após a etapa da Academia Elo os nadadores viajarão para Ribeirão Preto para nadar na piscina da Recreativa Ribeirão Preto dia 10 de junho. Calendário, regras e outros detalhes estão disponíveis na página oficial do evento aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel