Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Settecolli: um bom teste para o Brasil antes do Mundial

swimchannel

22/06/2017 15h37

O verão europeu segue agitado nas piscinas do velho continente. Após as três boas etapas do Circuito Mare Nostrum as estrelas da natação internacional chegam a Itália para nadar entre sexta e domingo a 54ª edição do Troféu Settecolli, um dos mais antigos eventos da Europa e realizado anualmente na piscina do Foro Itálico, mesmo palco do inesquecível Campeonato Mundial de 2009. Serão mais de 700 atletas presentes à competição na cidade de Roma, entre eles 12 brasileiros que utilizarão o Settecolli como treinamento para o Mundial de Budapeste e mais um jovem que também se prepara para outro Mundial, o júnior: Luiz Gustavo Borges, filho de Gustavo Borges.

Para alguns atletas que estarão em Budapeste o Settecolli será um importante teste e oportunidade para competir contra favoritos em suas respectivas provas. João Gomes Junior vai encarar Adam Peaty nos 50m e 100m peito, Leonardo de Deus vai bater de frente contra Laszlo Cseh, Chad Le Clos e Daiya Seto nos 200m borboleta e Etiene Medeiros nadará contra Ranomi Kromowidjojo e Pernille Blume, as duas últimas campeãs olímpicas dos 50m livre. Mas o evento também será importante para os velocistas brasileiros, principalmente os membros do revezamento 4x100m livre que chegará a Budapeste como uma das equipes favoritas.

Gabriel Santos tem o terceiro tempo do ano nos 100m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress

Gabriel Santos, Marcelo Chierighini, Bruno Fratus e Cesar Cielo serão os integrantes da equipe brasileira que tem até o momento a melhor soma das seleções que vão a Budapeste com 3min13s89. O Brasil esta a frente de Austrália, França e Rússia países ficaram a sua frente no Rio-2016. Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, só vão definir sua seleção na semana que vem. No Settecolli não haverá disputas por revezamento, apenas provas individuais. Porém, os quatro nadadores terão a oportunidade de realizar treinamentos conjuntos por alguns dias e ir afiando o entrosamento para o Mundial.

Todos nadarão os 100m livre e estão bem rankeados: Gabriel tem o 4º tempo, Chierighini o 5º, Fratus o 8º e Cielo o 14º. Além da possibilidade de chegarem a final, o quarteto vai nadar contra nomes que estarão em Budapeste e possíveis rivais em final do 4x100m livre como os italianos Luca Dotto e Marco Orsi, os britânicos Duncan Scott e James Guy e o australiano Cameron McEvoy. O quarteto também está inscrito nos 50m livre, assim como Nicholas Santos e Luiz Gustavo Borges. Além dos brasileiros já citados no texto Manuela Lyrio, Guilherme Guido, Thiago Simon e Brandonn Almeida também estarão em ação no Foro Itálico.

Cesar Cielo retorna ao Foro Itálico – Foto: Satiro Sodré/SSPress

O Troféu Settecolli terá outras estrelas internacionais como Marco Koch, Mack Horton, Femke Heemskerk e os anfitriões Federica Pellegrini, Gregorio Paltrinieri e Gabriele Detti. O start list e a programação do evento já foi divulgado pode ser conferido aqui.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel