Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasil classificado para a final do 4x100m livre

swimchannel

23/07/2017 07h32

A primeira medalha da natação brasileira pode sair logo mais nas finais do primeiro dia de disputas dos Campeonato Mundial de Budapeste-2017. A equipe do 4x100m livre confirmou as expectativas e avançou para as finais do revezamento com o melhor tempo das eliminatórias: 3min12s34. Estreando em Mundiais, Gabriel Santos abriu os serviços fazendo 48s84. Em seguida vieram Marcelo Chierighini (47s75), Cesar Cielo (48s15) e Bruno Fratus (47s60). Os brasileiros venceram a primeira eliminatória superando a Austrália, que chegou logo atrás com 3min12s45, um adversário direto na luta pelo pódio.

Os Estados Unidos são os favoritos a vitória e pouparam seus principais nadadores nas eliminatórias. Mesmo assim fizeram o terceiro melhor tempo com 3min12s90. A tarde Nathan Adrian e Caeleb Dressel reforçam o time americano. Também passaram a final e brigam por medalhas a Itália (3min13s26), Hungria (3min13s28) e Rússia (3min13s84).

Bruno Fratus foi a melhor parcial do revezamento – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Além do 4x100m livre masculino teremos mais três finais nesta tarde. Nos 400m livre a disputa é pela medalha de prata, já que o ouro é de Katie Ledecky. Só uma desclassificação vai tirar o trimundial da americana que logo nas eliminatórias já bateu o recorde de campeonato com 3min59s06. Na versão masculina o melhor tempo foi da surpresa do dia: o austríaco Felix Aubock que nadou para 3min44s19. Na final ele tentará ser a primeira zebra do Mundial, mas deverá ter uma forte concorrência de Sun Yang, Tae Hwan Park, Mack Horton e Gabrielle Detti. No 4x100m livre feminino o time americano avançou com o melhor tempo, 3min33s35, e é o favorito a vitória.

Também teremos mais cinco brasileiros em ação a tarde nas semifinais. Nicholas Santos e Henrique Martins tem grandes chances de chegar a final dos 50m borboleta. Pela manhã fizeram 23s24 e 23s34 respectivamente e esperam nadar mais rápido a tarde. Nos 100m peito mais dois brasileiros buscando um lugar entre os oito melhores. João Gomes Júnior e Felipe Lima, também se classificaram com 59s24 e 59s62 respectivamente e sabem que precisam abaixar o tempo para avançar a final. E ainda tem Joanna Maranhão que com 2min12s60 ficou em 15º lugar nas eliminatórias dos 200m medley. Ela também nadou os 400m livre onde não se classificou ao nadar para 4min11s06, assim como Brandonn Almeida na versão masculina que ficou em 18º lugar com 3min49s61.

Henrique Martins e Nicholas Santos na semifinal dos 50m borboleta – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

A única semifinal sem brasileiros será os 100m borboleta onde a sueca Sarah Sjostrom passou com o melhor tempo: 55s96, única abaixo dos 56 segundos. O primeiro dia de finais em Budapeste tem início a partir das 12h30 com transmissão do Sportv. Clique aqui e confira o resultado completo das eliminatórias do primeiro dia.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel