Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Adam Peaty bate o recorde mundial dos 50m peito

swimchannel

25/07/2017 06h57

Adam Peaty é um cara que não sabe brincar. O britânico sempre nada forte, independente de qual seja a competição. Hoje começou com tudo sua campanha nos 50m peito batendo logo de cara o recorde mundial com um tempo assombroso: 26s10. A marca é 32 centésimos mais baixa do que seu antigo recorde feito em Kazan-2015, quando sagrou-se campeão mundial. Hoje ele sobrou e pode até a final se tornar o primeiro homem a completar a distância abaixo dos 26 segundos, algo surreal. Os brasileiros sabem que lutar pelo ouro é uma missão praticamente impossível, mas estão na briga pelas outras duas medalhas. João Gomes Júnior passou com o terceiro melhor tempo (26s67) e Felipe Lima com o sexto (26s93). Inclusive, João bateu o recorde sul-americano da prova.

A tarde teremos mais um brasileiro disputando uma vaga na final. Leonardo de Deus conseguiu se classificar para as semifinais dos 200m borboleta, em sua estreia no Mundial de Budapeste-2017. Porém, a classificação foi dramática. Leonardo segurou demais e não foi bem, nadando quase dois segundos acima de seu melhor tempo. Com 1min56s71 passou raspando na 16ª colocação, ficando a quatro centésimos da semifinal. A tarde a tendência é que nade mais rápido, porém, a luta por um lugar na final será árdua. O melhor tempo foi do nadador da casa Laszlo Cseh que não quis saber de economizar energia e mandou 1min54s08.

Adam Peaty bateu o recorde mundial – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Quem também caiu na água pela primeira vez em Budapeste foi Manuella Lyrio. A nadadora buscava repetir o desempenho dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 quando bateu o recorde sul-americano e chegou na semifinal. Hoje ficou longe de sua melhor marca e com 1min59s24 terminou apenas na 19ª colocação e fora da semifinais. O melhor tempo acabou com a italiana Federica Pellegrini (1min56s07), seguida por Katie Ledecky (1min56s27) e Katina Hoszzi (1min56s43). A final de amanhã promete.

Os 800m livre fecharam a programação do terceiro dia de eliminatórias na Duna Arena. Como previsto o italiano Gregorio Paltrinieri passou a final com o melhor tempo sem encontrar muita dificuldade por parte dos adversários. Com 7min45s31 ele nadará na raia 4 amanhã. Seu principal oponente será Sun Yang que vem fazendo um grande Mundial. O chinês teve um ótimo fim de prova e fez o quinto melhor tempo. Na final ele busca sagrar-se tetracampeão mundial na distância que a partir de Tóquio-2020 passa a ser olímpica.

Joao Gomes Jr. após a eliminatória – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O terceiro dia de finais em Budapeste tem início a partir das 12h30 com transmissão do Sportv. Clique aqui e confira o resultado completo das eliminatórias.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel