Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Leonardo de Deus avança para as semifinais nos 200m costas

swimchannel

27/07/2017 07h46

Três brasileiros caíram na água nas eliminatórias do quinto dia do Campeonato Mundial de Budapeste. Deles apenas um conseguiu avançar para as semifinais. Foi Leonardo de Deus, que depois de nadar mal os 200m borboleta, onde foi quase dois segundos mais lento em relação a seu melhor tempo, passou desta vez pelas eliminatórias dos 200m costas. O brasileiro marcou 1min58s33 e entrou com o 15º tempo. Para estar entre os oito melhores Leonardo sabe que terá que nadar próximo de seu recorde sul-americano que é de 1min57s00. O atual campeão olímpico Ryan Murphy foi o mais rápido do dia com 1min56s11.

Na terça-feira Manuella Lyrio não conseguiu repetir sua performance dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 e acabou fora da semifinal dos 200m livre. Novamente hoje ela não foi bem nos 100m livre e também parou nas eliminatórias. A brasileira conseguiu apenas o 22º tempo com 55s32, numa preliminar forte onde teria que nadar próxima ao recorde sul-americano de Larissa Oliveira (54s03) para tentar um lugar na semifinal. Nas eliminatórias quem sobrou foi a atual recordista mundial Sarah Sjöstrom que nadou sem fazer esforço e passou com melhor tempo de 53s01.

Leonardo de Deus larga para os 200m costas –
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Assim como Manuella, Thiago Simon foi outro brasileiro que não nadou bem em Budapeste. Ontem nos 200m medley ele parou nas eliminatórias e hoje teve o mesmo destino nos 200m peito. Caso repetisse sua marca do Torneio Open (2min10s78) poderia estar nadando a tarde na final. Porém, Thiago aumentou em mais de três segundos o tempo terminando na 26ª colocação geral com 2min14s23. O russo Anton Chupkov foi o mais rápido do dia com 2min08s23.

Nos 200m peito a britânica Molly Renshaw foi a mais rápida com o tempo de 2min24s03, mas todos os holofotes estarão voltados para o embate entre Lilly King e Yulia Efimova. A russa esta engasgada com arquirrival que a derrotou com autoridade nos 100m peito e ainda batendo o recorde mundial. Mas as duas só se encontrarão na final, caso passem pelas eliminatórias, já que nadam em semifinais diferentes. King na primeira série e Efimova na segunda. No revezamento 4x200m livre feminino a China passou para a final com o melhor tempo: 7min51s75. As americanas são as favoritas para a vitória,  já que pouparam suas estrelas Katie Ledecky e Simone Manuel.

Manuella Lyrio após os 100m livre – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O quinto dia de finais em Budapeste tem início a partir das 12h30 com transmissão do Sportv. Clique aqui e confira o resultado completo das eliminatórias.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel