Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Brasileiros avançam para as semifinais no 6º dia

swimchannel

28/07/2017 14h05

Bruno Fratus é nadador mais regular da temporada nos 50m livre. Ninguém nadou mais vezes do que ele na casa dos 21 segundos. Até o início do Mundial de Budapeste eram dez vezes completando a prova mais rápida da natação abaixo dos 22 segundos. Agora são onze. Nas eliminatórias deste Mundial, Bruno não só mais uma vez nadou a distância na casa dos 21 segundos, como fez o seu melhor tempo no ano: 21s51. O resultado é ótimo, melhor do que os 21s55 que lhe deu o bronze no Mundial de Kazan-2015. E o velocista sabe muito bem que tem potencial para nadar mais rápido e consequentemente ganhar outra medalha em Budapeste.

Tricampeão mundial na distância, Cesar Cielo também caiu na água hoje pela manhã. Após uma má-fase entre 2015 e 2016, o velocista conseguiu dar a volta por cima e recuperar a motivação para continuar nadando. Nas eliminatórias marcou 21s99, o suficiente para avançar a semifinal com nono tempo, empatado com o americano Nathan Adrian. Cesar não esta mais no mesmo nível do seu auge e sabe que terá que nadar mais rápido a tarde caso queira chegar a mais uma final. Mas não duvidem que ele mais uma vez tire um coelho da cartola, ou da touca. Afinal, estamos falando o atual recordista mundial.

Cesar Cielo e Bruno Fratus – Foto: Simone Castrovillari/SSPress/CBDA

Depois de estrear muito bem em Mundiais, conseguindo ir a final dos 50m borboleta, Henrique Martins voltou a cair na água hoje para as eliminatórias dos 100m borboleta. A prova é tão difícil quanto os 50 metros e tem uma concorrência pesada. Nomes como Joseph Schooling, Chad Le Clos, Lazslo Cseh, Caeleb Dressel e Mehdy Metella são alguns dos adversários que o brasileiro terá pela frente. Não tem segredo. Tem que nadar forte. E foi exatamente o que Henrique fez hoje de manhã. Com 51s48, não só marcou o melhor tempo da carreira como avançou em oitavo lugar para uma final que promete ser fortíssima.

Ter nadado na mesma bateria que Dressel talvez tenha ajudado Henrique. O americano já tinha caído na água nos 50m livre quando marcou 21s61 e passou na segunda colocação. Descansou alguns minutos e voltou para estabelecer o tempo mais impressionante do dia nos 100m borboleta ao nadar para 50s08, sendo um segundo mais veloz do que Piero Codia que acabou sendo o segundo mais rápido. O resultado de Dressel destrói a melhor marca na prova sem trajes tecnológicos, os 50s39 de Scholling na final olímpica ano passado, e apenas 26 centésimos acima do recorde mundial de Michael Phelps feito no Mundial de Roma-2009 no auge da era dos trajes tecnológicos.

Henrique Martins em ação – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

As mulheres também nadaram borboleta hoje nas eliminatórias, porém, a prova mais rápida. E essa prova tem uma dona. Trata-se de Sarah Sjöstrom que teve o melhor desempenho das eliminatórias com 25s25. Nadando fácil e sem forçar muito, a sueca fez o suficiente para avançar e a tarde já deve baixar o tempo para a casa dos 24 segundos. Outro fenômeno das piscinas também liderou as eliminatórias da prova onde domina. Katie Ledecky não precisou se esforçar para passar a final dos 800m livre com o melhor tempo. Nadando tranquilamente, em alguns momentos bem mais lenta que o habitual, a americana fez 8min20s24 e na final de amanhã deve conseguir um resultado muito melhor do que isso.

O dia ainda teve outras duas provas. Nas eliminatórias dos 200m costas feminino a americana Kathleen Baker superou a estrela da casa Katinka Hosszu e passou para a semifinal com o melhor tempo: 2min06s82 contra 2min07s30 da Dama de Ferro. A tendência é que a húngara, atual vice-campeã olímpica da prova, abaixe seu tempo na semifinal e nade na casa de 2min06s. Já no revezamento 4x200m livre o time australiano conseguiu o melhor tempo das eliminatórias com 7min05s68. A tarde é possível que ele seja reforçado por Cameron McEvoy e Mack Horton. Os Estados Unidos, principais favoritos, pouparam suas principais estrelas e ficou apenas na sétima colocação com 7min09s78.

Bruno Fratus avançou em sexto – Foto: Simone Castrovillari/SSPress/CBDA

O sexto dia de finais em Budapeste tem início a partir das 12h30 com transmissão do Sportv. Clique aqui e confira o resultado completo das eliminatórias.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel