Topo

Histórico

Categorias

Swim Channel

Budapeste, a cidade aquática

swimchannel

01/08/2017 17h56

Budapeste sediou com sucesso a 17ª edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da Fina. Foram muitos elogios a capital húngara, que ergueu um moderno e novo centro aquático, a Duna Arena (também conhecida como Arena Danúbio) utilizado para as provas de natação e saltos ornamentais. Além de novidades tecnológicas e mudanças em regras de modalidades, também foram registrados grandes performances dentro d'água. O bom desempenho da organização em Budapeste credenciou ainda mais a cidade para sediar futuros eventos dos esportes aquáticos.

No Congresso Geral da Fina que aconteceu durante o Mundial de Esportes Aquáticos, a cidade também foi escolhida para sediar a edição de 2024 do Campeonato Mundial de piscina curta. Antes disso, Budapeste vai ser palco do Campeonato Mundial Júnior de 2019 e também do Campeonato Europeu de Esportes Aquáticos em 2020. Agenda lotada de eventos na Duna Arena e também no Estádio Aquático Nacional Alfréd Hajós, local das disputas de nado sincronizado e polo aquático deste último Mundial.

O saltador Murilo Galves durante prova de high diving – Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Com 1,8 milhões de habitantes e considerada como uma das mais belas da Europa, Budapeste vem sendo uma das cidades mais procuradas para a realização de eventos esportivos nos últimos anos. Além das modalidades aquáticas, já sediou Mundiais de hockey no gelo e esgrima na última década, recebe este mês o Mundial de judô e tem uma etapa anual do Mundial de Fórmula 1 no circuito de Hungaroring desde 1986. Nos esportes aquáticos também já foi palco dos Europeus de 1926, 1958, 2006 e 2010. Local das disputas de águas abertas este ano, o Lago Balanton também já teve a honra de sediar um Campeonato Mundial Júnior de Águas Abertas em 2014.

Com todos estes eventos, Budapeste torna-se uma das poucas cidades do mundo a já ter sediar os principais eventos de natação como Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, Campeonato Mundial de piscina curta, Campeonato Europeu e Campeonato Mundial Júnior. Para completar o currículo resta apenas os Jogos Olímpicos, que a cidade apresentou candidatura em 2024, mas acabou desistindo antes da rodada final. Com Paris e Los Angeles já definidas como sedes de 2024 e 2028 respectivamente, Budapeste pode sonhar e trabalhar para uma candidatura visando os Jogos de 2032. Experiência em eventos de grande porte a Pérola do Danúbio não irá faltar.

Por Guilherme Freitas

Sobre o Autor

Daniel Takata
Redator da Revista Swim Channel. Tem colaborado com os principais veículos impressos e eletrônicos sobre natação e vem comentando competições no SporTV.

Guilherme Freitas
Jornalista da Revista Swim Channel e correspondente internacional de imprensa da FINA (Federação internacional de Natação), formado pela FMU e pós-graduado em Globalização pela Escola de Sociologia e Política.

Patrick Winkler
Editor- Chefe da Revista Swim Channel, Colunista da Radio Bradesco Esportes FM. Graduado em administração de empresas na Universidade Mackenzie, e pós-graduado em Gestão do Esporte pelo Instituto Trevisan.

Mayra Siqueira
Repórter da Revista Swim Channel e jornalista esportiva da Rádio CBN. É correspondente da FINA (Federação internacional de Natação) no Brasil e é colunista de natação para o Blog Esporte Fino, da Carta Capital.

Sobre o Blog

A Swim Channel é uma editora formada por nadadores que escreve exclusivamente sobre natação sendo eleita a melhor revista do segmento no mundo inteiro no ano de 2012. Através deste Blog, consegue fomentar noticias diárias aumentando o alcance do conteúdo editorial. Acompanhe entrevistas com atletas e personalidades, cobertura dos principais eventos, análises das diversas áreas relacionadas a nossa modalidade.

Blog Swim Channel